InícioCompetiçõesAs próximas fases da Libertadores, Champions e Europe League.

As próximas fases da Libertadores, Champions e Europe League.

COPAS, próximas fases
Neste meio de semana com as rodadas de volta de fases da Libertadores e Copas Europeias ficaram definidos os próximos confrontos e fases de grupos.

Aqui na América, encerrada as Oitavas com a eliminação de 3 clubes brasileiros (Corinthians, Santos e Flamengo) e prosseguindo outros 3 (Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro). E cada um teve a sua história de classificação ou eliminação. Ao Corinthians faltou marcar mais um gol contra o Colo-Colo, este beneficiado pelo gol qualificado (1×0 e 1×2), o Santos pela punição na partida de ida que foi 0x0 mas ficou 3×0 para o Independiente (pela escalação de jogador em condições de suspensão) e o Flamengo que tentava reverter o 2×0 e vencendo apenas por 1×0, em grande partida disputada em Belo Horizonte.
Os classificados, o Grêmio devolveu o 2×1 nos acréscimos e derrotou o Estudiantes nos pênaltis e o Palmeiras que estava com boa vantagem de 2×0 da partida de ida e com jogador expulso logo aos 3 minutos, perdia a partida por 1×0, mas garantia a classificação.
Os outros classificados, o River Plate passou bem pelo conterrâneo Racing, o Atlético Tucuman passando pelo Atl.Nacional-COL, o Boca Juniors vencendo muito bem o Libertad e a classificação do Independiente. Fechando os 8 classificados, o Colo-Colo do Chile que voltará a enfrentar outro time paulista, desta vez o Palmeiras.
Teremos o confronto Independiente x River Plate, e os brasileiros Grêmio e Cruzeiro enfrentando, respectivamente, os argentinos Atlético Tucuman e Boca Juniors. Com certeza teremos grandes confrontos com jogos de ida entre 18 e 20 set, e volta entre 2 e 4 de outubro.

A breve história das Copas Europeias começa em 1955/1956 com a Copa dos Campeões que teve 36 edições sempre com fases eliminatórias, e a partir de 1991 com os desmembramentos de nações no continente e consequente aumento de participantes, para 1991/1992 cria-se uma fase de grupos com apenas os 8 times das Quartas de Finais, e daí os vencedores indo a decisão. Três anos depois passam a ser 4 grupos e quartas de finais em diante, e já em 1997/1998, 6 grupos.
Não demorou muito para um modelo de disputa até ousado para os padrões europeus, com muitos jogos. Duas fases de grupos, com 8 chaves e na sequência outra com 4 chaves, e ainda quartas, semifinais e decisão, isso ocorrendo entre 1999/2000 e 2002/2003 em 4 edições.
Então desde 2003/2004, com sua 16ª.edição começando agora, o mesmo regulamento da maior competição de clubes do planeta. Muitos investimentos e muitos profissionais envolvidos.

E com rodadas em setembro, outubro, novembro e dezembro, serão 6 partidas para cada time, dentro de seus grupos com 4 participantes. Abaixo os grupos definidos em sorteio.

A – Atlético Madrid, Borussia Dortmund, Monaco e Brugges.
B – Barcelona, Internazionale, Tottenham e PSV.
C – Liverpool, PSG, Estrela Vermelha e Napoli.
D – Porto, Schalke, Galatasaray e Lokomotiv.
E – Benfica, Bayern Munique, Ajax e AEK Atenas.
F – Manchester City, Lyon, Shakhtar Donetsk e Hoffenheim.
G – Real Madrid, Roma, CSKA Moscou e Plzen.
H – Valencia, Juventus, Manch.United e Young Boys.

Pelo menos 3 grupos tem 3 clubes de frente, com fortes elencos e com boas participações nas últimas temporadas, os grupos A, B e C. Por outro lado, Bayern Munique, Manchester City, Real Madrid e Juventus são muito favoritos em seus grupos.

A outra copa da europa, a Europe League, surgiu em 1960 como Fair´s Cup, e por 12 anos assim foi disputada. De 1972 até 1999, era conhecida com Copa da UEFA, e com a extinção da RECOPA (1961-1999), continuou com a importância de 2ª.copa, e a partir de 2010, agora em sua 10ª.edição, com a nomenclatura de Europe League. E nestes últimos anos tivemos o tricampeonato do Sevilla, 3 títulos do Atlético Madrid e mais conquistas de Porto, Chelsea e Manch.United, ou seja, times de grande tradição.
Foi a partir da temporada 2004/2005 que foi implantada a fase de grupos, e também com a classificação de clubes da Champions para a Europe League, já em sua fase pós-grupos. E desta forma que o Atlético Madrid conquistou o título de 2010 e de 2018, e o Sevilla em 2016.
Assim então ficaram os grupos desta fase, que terão as partidas nas mesmas semanas da Champions.

A – Bayer Leverkusen, Larnaca, Zurich e Ludogorets.
B – Celtic, Rosenborg, Salzburgo e Leipzig.
C – Bordeaux, Slavia Praga, Kobenhavn e Zenit.
D – Anderlecht, Dinamo Zagreb, Spartak Trnava e Fenerbache.
E – Sporting, Arsenal, Karabakh e Vorskla.
F – Betis, Milan, Olympiakos e Dudelange.
G – Villareal, Rangers, Spartak Moscou e Rapid Viena.
H – Lazio, Olymp.Marseille, Eint.Frankfurt e Apollon Limassol.
I – Besiktas, Genk, Malmoe e Sarpsborg.
J – Akhisarspor, Krasnodar, Sevilla e Standard Liege.
K – Astana, Dynamo Kiev, Jablonec e Rennes.
L – BATE Borisov, Chelsea, PAOK e Fehervar.

Nos grupos os “grandes” Arsenal, Milan, Olymp.Marseille, Sevilla e Chelsea.

Post Anterior
O acesso dos clubes da 3a.divisão do brasileiro, para 2019.
Próximo Post
Quantos títulos tem os maiores clubes do planeta ???

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.