InícioCompetiçõesAs seleções jogando na Data FIFA nov/2020.

As seleções jogando na Data FIFA nov/2020.

As seleções jogando na Data FIFA.
Para os jogos de Seleções, existem datas específicas para que as mesmas se apresentem e façam seus amistosos, disputem torneios e competições continentais.

Na Europa, em final de 2018 a UEFA criou a Liga das Nações com o intuito de oferecer as seleções européias jogos em competição, e reduzindo os amistosos que estavam sendo considerados “menos” interessantes tanto no aspecto do “jogo” quanto para os torcedores. Então esta nova competição teve agora neste fim de 2020, a 2ª.edição.

Foram 6 rodadas, nas 4 Ligas – A, B, C e D – sendo que somente a Liga A classificaria seus 4 vencedores de grupos para as Semifinais e Decisão da competição que está prevista somente para setembro de 2021. Antes disso, por causa da Pandemia, em junho/julho 2021 teremos a Eurocopa adiada de 2020.

As 55 seleções foram divididas da seguinte forma, e após 6 rodadas para cada uma, a classificação ficou desta forma:

LIGA A
Grupo 1 – Itália (12), Holanda (11), Polônia (7) e Bósnia-Herzegovina (2).
A Itália tem demonstrado uma recuperação muito boa em seu futebol e nos resultados depois de ter ficado fora da Copa da Rússia em 2018. A Holanda, outra que ficou fora, também está se recuperando.
Grupo 2 – Bélgica (15), Inglaterra (10), Dinamarca (10) e Islândia (0).
A Bélgica segue com sua excelente seleção e geração, e mesmo tendo perdido para a Inglaterra no jogo em Londres, foi beneficiada pela derrota da mesma Inglaterra para a Dinamarca, o que favoreceu a permanecer na liderança.
Grupo 3 – França (16), Portugal (13), Croácia (3) e Suécia (3).
França e Portugal eram os favoritos, e a França conseguiu vencer Portugal por 1×0 em Lisboa, depois de terem empatado em Paris. Fez a diferença.
Grupo 4 – Espanha (11), Alemanha (9), Ucrânia (6) e Suíça (3).
A classificação da Espanha não foi surpresa, pois estava mesmo disputando a vaga com a Alemanha. A questão foi que a Alemanha jogava pelo empate em Sevilla, na última rodada, e o 6×0 da Espanha foi sensacional.

Então Itália, Bélgica, França e Espanha, 4 seleções muitos fortes no momento atual do futebol mundial, farão as semifinais e decisão, em sede a ser definida. E olha que antes disso, estas seleções devem se encontrar na Eurocopa 2020 que será em 2021.
Foram rebaixadas para a Liga B, Bósnia-Herzegovina, Islândia, Suécia e Suíça. Esta última foi uma das semifinalistas de 2019 (com Portugal, Holanda e Inglaterra). Bósnia-Herzegovina e Suécia vieram da Liga B anterior. Já Ucrânia e Dinamarca que também subiram, permanecem para 2022.

LIGA B
Também com 16 seleções, jogaram da mesma forma, 6 rodadas nos 4 grupos. A disputa foi para definir as vencedoras de grupo que sobem para a Liga A e as 4 últimas que caem para a Liga C.

Grupo 1 – Áustria (13), Noruega (10), Romênia (8) e Irlanda do Norte (2).
Um grupo bem disputado destacando a Áustria que vai para as 16 melhores.
Grupo 2 – República Tcheca (12), Escócia (10), Israel (8) e Eslováquia (4).
A Escócia liderava até a 4ª.rodada e as duas últimas derrotas lhe tiraram a vaga. Enquanto a República Tcheca (sempre mais eficaz após a separação da tradicional Tchecoslováquia) sobe, a Eslováquia vai para a Liga C.
Grupo 3 – Hungria (11), Rússia (8), Sérvia (6) e Turquia (6).
Juntamente com a Áustria, a Hungria é uma seleção que tenta retornar aos velhos tempos. Rússia e Sérvia fizeram campanhas bem à quem do que poderiam.
Grupo 4 – País de Gales (16), Finlândia (12), Eire (3) e Bulgária (2).
O País de Gales foi dos países do Reino Unido que melhor resultado alcançou, indo para a Liga A (Inglaterra e Escócia ficaram em suas respectivas Ligas, e a Irlanda do Norte cai para a Liga C).

Então Áustria, República Tcheca, Hungria e País de Gales vão para a Liga principal. Cairam Irlanda do Norte, Eslováquia, Turquia e Bulgária, esta última que subiu em 2018 e cai em 2020. Está longe de bons resultados desde os anos 1990.

LIGA C
Também com 16 seleções, jogaram da mesma forma, 6 rodadas nos 4 grupos. A disputa foi para definir as vencedoras de grupo que sobem para a Liga B e as 4 últimas que caem para a Liga D.

Grupo 1 – Montenegro (13), Luxemburgo (10), Azerbaijão (6) e Chipre (4).
Montenegro conseguiu superar Luxemburgo nas 2 últimas rodadas, e vai para a Liga B, uma seleção proveniente da dissolvição da antiga Iugoslávia.
Grupo 2 – Armênia (11), Macedônia (9), Geórgia (7) e Estônia (3).
A ex-URSS fez boa campanha e garantiu seu acesso.
Grupo 3 – Eslovênia (14), Grécia (12), Kosovo (5) e Moldávia (1).
Outra seleção da antiga Iugoslávia – Eslovênia – que sobe para a Liga B, onde estará junto com Montenegro, Sérvia (permaneceu na Liga B) e Bósnia-Herzegovina (caiu da Liga A).
Grupo 4 – Albânia (11), Bielorrússia (10), Lituânia (8) e Cazaquistão (4).
Um grupo bem disputado, ficando a Albânia com o acesso.

Então subiram Montenegro, Armênia, Eslovênia e Albânia, as duas últimas que em 2018 haviam caído para a Liga D, mas devida a mudança das divisões permaneceram. Caíram para 2022, Chipre, Estônia, Moldávia e Cazaquistão.

LIGA D
Para esta edição a quantidade de seleções foi totalmente invertida. Se em 2018 eram 12+12+15+16, respectivamente das Ligas A até D, para esta edição foram 16+16+16+7, totalizando as 55 seleções atualmente pertencentes a UEFA. Então dois grupos que definiram as seleções que vão para a Liga C.

Grupo 1 – Ilhas Faroé (12), Malta (9), Letônia (7) e Andorra (2).
Grupo 2 – Gibraltar (8), Liechtenstein (5) e San Marino (2).
São as seleções mais fracas da Europa e ainda fizeram a pior média de gols, com 1,77 gol por partida em 18 jogos disputados pelos dois grupos. Nem jogando entre as limitações conseguem fazer uma boa média de gols.

ELIMINATÓRIAS NA AMÉRICA DO SUL
As eliminatórias na América do Sul é desde os aos 1990, a mais longo em termos de disputa em 18 rodadas entre as 10 seleções da CONMEBOL. Isso foi adotado para a Copa de 1998, quando o Brasil ainda não participaria, pois era o campeão do mundo de 1994. Esta é a 7ª. Eliminatória em pontos corridos, que historicamente teve os seguintes “vencedores” e “participantes”.

1998 – Argentina campeã em 16 rodadas – Brasil ausente pois era campeão 1994.
2002 – Argentina campeã em 18 rodadas.
2006 – Brasil campeão em 18 rodadas.
2010 – Brasil campeão em 18 rodadas.
2014 – Argentina campeã em 16 rodadas – Brasil ausente porque seria Sede.
2018 – Brasil campeão em 18 rodadas.

Classificação em 4 rodadas:
Brasil (12), Argentina (10), Equador (9), Paraguai (6), Uruguai (6), Chile (4), Colômbia (4), Venezuela (3), Peru (1) e Bolívia (1).

ELIMINATÓRIAS NA ÁSIA
São 40 países disputando esta fase no continente. Estão divididas em 8 grupos com 5 seleções cada, e jogarão 8 rodadas. Atualmente a situação está assim:

Em cada grupo as disputas estão desta forma:
Grupo A – Síria e China vão disputar a vaga.
Grupo B – Austrália à frente com Kuwait e Jordânia pontuando logo a seguir.
Grupo C – Iraque, Bahrein e Irã numa briga bem acirrada.
Grupo D – Uzbequistão e Arábia Saudita vão disputar a vaga.
Grupo E – Catar e Omã na briga.
Grupo F – Japão vai na frente.
Grupo G – equilibrado com Vietnã, Malásia, Tailândia e Emirados.
Grupo H – muito equilíbrio com Turcomenistão, Coréia do Sul, Líbano e Coréia do Norte.

OUTRAS ELIMINATÓRIAS
Ainda não seguiram com outras fases, e na Europa, ainda por iniciar.

FOTO: jornaldossportUSA.com

Post Anterior
Quartas de Finais da Copa do Brasil 2020, especial histórico.
Próximo Post
Esta é a história mais recente.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.