InícioAtualidadesAtualizando futebol europeu 19/20 – competições nacionais.

Atualizando futebol europeu 19/20 – competições nacionais.

Futebol Europeu na reta final da temporada 2020.
E dois meses se passaram em 2020, e o futebol europeu está em sua reta final nestes 3 próximos meses para definições das competições nacionais. Em junto estarão todos ligados na Eurocopa de Seleções, edição comemorativa de 60 anos.
Então vamos ver agora o que está acontecendo nos principais países.

PORTUGAL – O Benfica que caminhava muito bem com até 7 pontos de vantagem para o Porto, há 6 rodadas atrás na virada do turno, acaba de perder a liderança nesta rodada ao empatar com o Moreirense em Lisboa e o Porto vencer o Santa Clara fora de casa. Serão mais 9 rodadas até o final e a briga continuará, lembrando que se ambos terminarem com a mesma pontuação, o Porto será o campeão, por ter vencido os dois confrontos contra o rival. Bem atrás (15 pontos) está o Braga, que surpreendeu Sporting (semifinal) e Porto (decisão) da Copa da Liga, e garantiu o título (2ª.conquista, anterior em 2013). Já o Sporting não faz uma boa temporada, com sua média de público caindo (também acontece isso com Porto e Benfica), e está lutando por vaga na Europa League, depois da saída do meia Bruno Fernandes que foi para o Manchester United. Na Europa League, os 4 times portugueses foram eliminados: Benfica, Porto e Braga (que sofreram derrotas fora de cada por 1 gol e marcando gols e não conseguiram classificar jogando a volta em casa) e pior para o Sporting que abriu 3×1 na ida, e na volta sofreu gol no último minuto para perder de 1×3 e novamente no último minuto da prorrogação para ser eliminado.
Então para a temporada atual, Porto e Benfica brigam pelo campeonato, e também vão brigar pela Taça de Portugal, depois de passarem por, respectivamente, Viseu e Famalicão, e decidem o título em partida única no dia 24/5, em Oeiras.

INGLATERRA – depois de virar o turno com 13 pontos sobre o Leicester, o Liverpool agora após 28 rodadas tem 22 pontos sobre o Manchester City – este com uma partida a menos por ter decidido a Taça da Liga contra o Aston Villa, e conquistando seu 7º. título desta competição, o terceiro consecutivo – e em poucas rodadas já poderá comemorar de forma antecipada seu 19º. título inglês da história, mas o 1º. título desta Era Moderna da Premier League, desde 1993. Isso tudo após 30 anos, sua última conquista nacional em 1990. Os demais clubes vão ficar brigando por colocações que os levem para as copas europeias. A Copa da Inglaterra neste meio de semana terá sua rodada de Oitavas, com os grandes clubes em campo. Pela Champions, as partidas de ida foi positiva somente para o City que venceu o Real Madrid fora. Tottenham e Chelsea perderam em casa, e o Liverpool fora para o Atlético Madrid. Pela Europa League, o Arsenal eliminado em casa na disputa de prorrogação, seguindo Mancheter United e Wolverhampton, nas Oitavas de Finais.

ITÁLIA – a Lazio chegou a ter 8 pontos a menos que Juventus e Internazionale que vinham ponto a ponto na liderança do campeonato, e na 26ª. rodada chega a liderança com 62 pontos, dois a frente da Juventus que teve sua partida adiada em função do surto de gripe proporcionado pelo “corona virus”. A Internazionale está há 8 pontos, porém com duas partidas a jogar. E esta disputa deve seguir assim até a 38ª. rodada, portanto 12 rodadas a serem disputadas. Na Copa da Itália, as partidas de ida das semifinais foram jogadas com Inter 0x1 Napoli e Milan 1×1 Juventus, com as partidas de volta agora no início de março. Os 3 participantes na Champions, o Atalanta abriu 4×1 no Valencia, o Napoli empatou em casa com o Barcelona (1×1) e a Juventus foi derrotada pelo Lyon, na França, por 1×0. Os 3 clubes tem chances de até reverter os resultados e garantir classificação.

ALEMANHA – no futebol alemão tudo foi se modificando ao longo do campeonato. Depois de lideranças de Borussia M. e Leipzig que virou o turno na frente e com 4 pontos sobre o Bayern Munique, eis que este vai se recuperando e na 24ª. rodada tem 2 pontos de vantagem sobre o próprio Leipzig, e já com o Bor.Dortmund há 4 pontos atrás, que perdeu uma oportunidade de liderança numa derrota em casa, rodadas atrás. O Bayern caminha para o 8º.título consecutivo. Pela Copa da Alemanha, estamos na Quartas agora neste início de março, com Bayern, Werder, Leverkusen e Frankfurt na disputa. Na Champions, o Bayern fez 3×0 no Chelsea em Londres e tá com a classificação encaminhada. O Leipzig também também foi a Londres vencer o Tottenham por 1×0. Na Europa League, Frankfurt, Leverkusen e Wolfsburgo superaram seus adversários na Dezesseis, e agora seguem nas Oitavas.

ESPANHA – a temporada para Real Madrid e Barcelona que quase sempre caracteriza de vitórias, gols, destaques, parece que esta bem minguada desta vez. Os elencos, ainda com jogadores dos últimos anos, não correspondem com apresentações inquestionáveis. Os dois clubes tem sofrido, apesar de estarem disputando a liderança, que neste fim de semana, após o clássico Real 2×0 Barcelona, deixava os madrilenhos com 1 ponto a frente do rival. Foi a 5ª.derrota do Barcelona nesta temporada e a pontuação dos dois geralmente nesta fase do campeonato já era superior a 20 pontos para os demais. No Real, pode ser efeito da saída do Cristiano Ronaldo, e no Barcelona, uma desmotivação talvez, até pelo Messi ter feito somente 18 gols em 26 rodadas. A Supercopa desta temporada foi disputada na Arábia Saudita com 4 participantes que disputaram uma semifinal e depois a decisão, um modelo que implementaram este ano, o que causou logo uma inconsistência, de Barcelona (campeão nacional) e Valencia (campeão da Copa) serem eliminados por Atlético Madrid e Real Madrid, respectivamente, os colocados na La Liga, título conquistado pelo Real. A Copa Del Rey, teve a participação dos clubes de 1ª. divisão agora em janeiro, em fases com confrontos únicos, e já nas semifinais em ida e volta com Bilbao x Granada e Sociedad x Mirandês – Barcelona e Real Madrid fora depois de anos.

FRANÇA – O PSG vai caminhando para seu 9º.título nacional com 13 pontos de vantagem sobre o Marseille, e depois na sequência com Rennes, Lille, Lyon, Montpellier e Monaco. Serão 11 rodadas até o final, e o PSG igualará as conquistas do Marseille e ficará por 1 título de igualar ao Saint-Etienne, o maior campeão francês com 10 taças, a última conquistada em 1981, há 39 anos. Tudo caminha para o PSG conquistar as 4 competições nacionais, pois já conquistou a Supercopa, lidera o campeonato, decidirá a Liga contra o Lyon, e está nas semifinais da Copa contra o mesmo Lyon. E sozinho está na Champions, nos confrontos das Oitavas contra o Borussia Dortmund (1×2 na ida). Na Europa League, nenhum time francês prosseguiu da fase de grupos.

CHAMPIONS E EUROPA LEAGUE
Estamos nas Oitavas da Champions, com os confrontos de ida já realizados, e com as partidas de volta marcadas para 10/11 de março e 17/18 de março. Atalanta e Bayern Munique venceram por 3 gols de vantagem, enquanto os demais jogos ficaram com 1 gol de diferença e apenas um empate.

Oitavas de Finais
18.fevereiro.2020.terça
Bor.Dortmund 2×1 P.S.Germain – 66.099
Gols: Haland 69, Neymar (PSG) 75 e Haland 77.
Atlético Madrid 1×0 Liverpool – 67.443
Gol: Saul 4.
19.fevereiro.2020.quarta
Atalanta 4×1 Valencia – 44.236
Gols: Hateboer 16, Ilicic 42, Freuler 57, Hateboer 62 e Cheryshev (Val) 66.
Tottenham 0x1 Leipzig – 60.095
Gol: Werner (P) 58.
25.fevereiro.2020.terça
Chelsea 0x3 Bayern Munique – 36.761
Gols: Gnabry 51 e 54, e Lewandowski 76.
Napoli 1×1 Barcelona – 44.388
Gols: Mertensa 30 e Griezmann (Bar) 57.
26.fevereiro.2020.quarta
Real Madrid 1×2 Manchester City – 75.615
Gols: Isco 60, Gabriel Jesus (MC) 78 e De Bruyne (MC-P) 83.
Lyon 1×0 Juventus – 57.335
Gol: Tousart 31.

Pela Europe League, tivemos as Dezesseis de Finais, com eliminação dos portugueses Benfica, Porto, Sporting e Braga, do Ajax e do Arsenal.

Oitavas de Finais
12.março.2020.quinta
Istanbul x Kobenvahn
Sevilla x Roma
Eint.Frankfurt x Basel
Linz x Manch.United
Olympiakos x Wolverhampton
Rangers x Bayer Leverkusen
Wolfsburgo x Shakhtar Donetsk
Internazionale x Getafe
19.março.2020.quinta
Kobenhavn x Istanbul
Roma x Sevilla
Basel x Eint.Frankfurt
Manch.United x Linz
Wolverhampton x Olympiakos
Bayer Leverkusen x Rangers
Shakhtar Donetsk x Wolfsburgo
Getafe x Internazionale

FOTO: globoesporte.com

Post Anterior
RECOPA da América 2020, Flamengo campeão e a história da competição.
Próximo Post
Informativo em Revista - Edição 35 - Guia do 1° semestre 2020.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.