Começaram os campeonatos estaduais 2018

Campeonatos Estaduais 2018
Depois do nosso Especial sobre “Campeonatos Estaduais de 2017”, na conta de 115 anos de competições no País, o que falar das edições de 2018 !!!!
Muitos por aí não mais se interessam pelos Estaduais, e convenhamos que os muitos dirigentes de Federações pelas regiões do Brasil não entendem nada de futebol. E/ou são tão focados na politicagem de Federações que inventam coisas fora da realidade.
Na verdade, a realidade do nosso futebol, em termos das competições, é o que sempre temos nos posicionado com relação ao calendário.
Numa época de verão e muito da população em período de férias e se movimentando pelo país, é que nesta semana estão começando nossos Estaduais, praticamente em 23 estados do Brasil. São centenas de clubes participantes e milhares de jogadores e outros profissionais.
Pois então vamos lá, para o que vai acontecer. De agora até o mês de maio, o futebol vai rolar por aí.
Região Sul e Sudeste
Em São Paulo serão 16 clubes em fase de grupos para depois as fases eliminatórias. No Rio de Janeiro começou com 6 times e agora vão 12 disputar por dois turnos. Já no Rio Grande do Sul e Minas Gerais teremos turnos simples em 11 rodadas, para então seguir com o mata-mata. Também isso ocorrerá no Espírito Santo. Mas em Santa Catarina serão dois turnos distintos para ter uma decisão entre os vencedores. E a volta do Hercílio Luz, depois de 22 anos. No Paraná, 12 clubes divididos em 2 grupos, e definição em fases eliminatórias.
Alguns grupos clubes, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, ainda não estão com seus elencos fechados, ainda tentando negociações, e também sem o devido preparo físico e técnico de início de temporada.
Seria sugestivo que nossa temporada de futebol devesse ter mais tempo de preparo (já com os elencos mais definidos) e um olhar para o ano todo, em termos de competições estaduais, regionais e nacionais.
Fica claro que muitos dos clubes mais importantes vão dar mais atenção a Taça Libertadores / Copa Sul-Americana neste início de ano, para a partir de maio (com a interrupção para a Copa do Mundo – êpa, que calendário é esse que deixa isso acontecer há 15 anos ?), e dar mais importância as divisões do Brasileiro.
Região Centro-Oeste
Região com Estados com grande extensão territorial, apenas 4 campeonatos, e muitas dificuldades de seus clubes com relação ao ano de 2018.
Em Goiás, o trio Atlético-Goiás-Vila Nova são os favoritos para o título. Jogarão 14 rodadas para então chegarem as semifinais e decisão. No Mato Grosso, uma baixa em relação à conclusão da 1ª.divisão de 2017, quando posteriormente o Operário-VG seria punido com a perda de 6 pontos e o rebaixamento, e por coincidência favorecendo o Operário-FC (lá tem um histórico de Operários desde 1994), que permanece na principal divisão. Serão 10 clubes jogando entre na primeira fase.
No Mato Grosso do Sul, com duas desistências (Naviraiense e Nova Andradina) e com o retorno do Operário-Dourados, depois de 15 anos. Operário da capital está há 20 na fila de títulos, e ainda é p maior campeão desde 1979, com a criação do Estado, com 10 conquistas, uma a mais do que o rival Comercial. Buscam a hegemonia no campeonato estadual, perdida já há tempos.
E fechando na região o campeonato brasiliense, com 12 times que jogarão 11 rodadas para irem as fases eliminatórias até a decisão. O Brasiliense retomou com sua 9ª. conquista em 15 anos de existência, agora por 2 títulos para alcançar o Gama, e deixando o Brasília pra trás com 8 taças, este que acabou sendo rebaixado. Outros dois clubes, Ceilândia e Luziânia tem realizados boas campanhas nos últimos anos.
Região Nordeste
Muito futebol em 9 Estados. Destaque para a Bahia com sua primeira fase com 10 participantes, e daí as fases eliminatórias; em Pernambuco, com o 1º.turno com 10 clubes jogando entre si, já com o trio Sport-Náutico-Santa Cruz, que nos últimos anos jogavam a Fase Final; e no Ceará, com o treinador do “vovô cearense” o ex-goleiro Rogério Ceni, e sua rivalidade com o Fortaleza, apesar de o simpático Ferroviário ter chegado na decisão contra o Ceará em 2017.
Em Alagoas, Sergipe e Paraíba, cada um com seu regulamento, sendo Turno Único, Primeira Fase ou Fase de Grupos, os favoritos são sempre os mesmos, com CSA-CRB, Confiança-Sergipe, e Botafogo-Campinense-Treze.
Mais ao norte, no Rio Grande do Norte com ABC-América disputando dois turnos, lembrando que o tradicional Alecrim foi para a 2ª.divisão. No Piauí, turno/returno entre os 6 participantes e daí semifinais/decisão. Os rivais River-Flamengo disputam com a competência de Altos-Parnaíba. E lá no Maranhão, Sampaio-Moto e também o Maranhão na luta pelo título. O Imperatriz foi campeão em 2015 e ano passado o Cordino chegou na decisão.
Região Norte
Com 7 Estados, sendo Pará e Amazonas os mais antigos e com clubes como Paysandu-Remo e Nacional-Fast Clube. No Pará será a mesma briga entre os rivais. A Tuna Luso está na 2ª.divisão já há alguns anos. Os 10 clubes jogaram a primeira fase em dois grupos e dai semifinais/decisão. No Amazonas, 8 clubes fazem dois turnos em grupos e decisões de fases. Uma decisão final.
Os outros 5 Estados tem o futebol com mais dificuldades do país. No Acre, o Atlético é o atual bicampeão contra o maior campeão Rio Branco. Jogarão 8 times em dois turnos, divididos em grupos e decisões, até a decisão do campeonato. Em Rondônia, também 8 clubes em dois turnos, jogando entre si, e semifinais/decisão do campeonato. Também 8 times, no Tocantins, todos em turno/returno e semifinal/decisão.
Ainda não temos informações sobre o estadual do Amapá e de Roraima.
Sem Comentários