InícioCompetiçõesComo está ? futebol na Europa parte 1 – Espanha, França, Inglaterra.

Como está ? futebol na Europa parte 1 – Espanha, França, Inglaterra.

Futebol Europeu – parte 1
O futebol na Europa segue em seu terceiro mês da temporada 2017/2018, com os campeonatos nacionais, copas, taças, a Champions League, Europe League, com os clubes ainda no início de temporada, mas alguns já com campanhas bastante destacadas. Também as seleções nacionais vão para as duas últimas rodadas das Eliminatórias e definição de quem já se garante na Copa e quem vai para os Play-Offs.

ESPANHA
Neste fim de semana em meio ao referendo de intenção de separação da região da Catalunha, o Barcelona jogou com o Camp Nou fechado, e fez 3×0 nos Las Palmas, recebendo protestos da opinião pública. No campeonato, vai liderando com 7 vitórias em igual número de jogos e com Messi já com 11 gols na artilharia.
O Real Madrid venceu a 1ª.partida em casa, e está na 5ª.colocação, 7 pontos atrás. Já o Atlético Madrid está começando muito irregular a temporada, tendo perdido para o Chelsea no meio de semana, pela Champions, jogando em seu novo Estádio, inaugurado há 4 partidas. Real e Barcelona vão bem na Champions com duas vitórias em duas rodadas, destacando os 3×1 do Real sobre o Dortmund, lá na Alemanha, com dois gols do Cristiano Ronaldo, que por sinal ainda não marcou na Liga, em apenas 3 partidas, pois estava suspenso nos 4 primeiros jogos.
E não esquecendo que o Real já levantou duas taças, as Supercopas da Europa e da Espanha. Também confirmada a volta do atacante Diego Costa, para o Atlético Madrid, depois de 3 temporadas no Chelsea e dois títulos ingleses. Nesta semana, a seleção espanhola recebe a Albânia e visita Israel. Um vitória já contra a Albânia já pode garantir a vaga na Copa, desde que a Itália não vença a Macedônia em casa. Mas certo é que deve ir direto enquanto a Itália vai para o Play-Off.

FRANÇA
E Neymar vai fazendo alguns estragos na França. Jogando de forma solta e diferente ao Barcelona, o camisa 10 vai marcando gols (belos gols) e fazendo assistências, meio que demonstrando o que revelou com a transferência, que desejava desafios. Bateu de frente com o Cavani com relação a bater pênaltis, e marcou neste fim de semana contra o Bordeaux. O Cavani já na 5ª.temporada no PSG, e que ficava em segundo plano quando o Ibrahimovic estava no clube (e provou com a ausência do sueco, fazendo 35 gols na temporada passada), vai ter que dividir com o brasileiro serem protagonistas no time francês. O time lidera o campeonato com 3 pontos sobre o Monaco (campeão da temporada passada que marcou 107 gols, 5 a mais do que o PSG de 2016), e pela média de gols, vai ultrapassar os 100 novamente, um fato até curioso no futebol francês das últimas décadas.
Também no meio de semana, o PSG entortou o Bayern Munique em Paris com 3×0 e podia ter sido de mais, na 2ª.rodada da Champions e com já 8 gols marcados. Causou a demissão do técnico italiano Carlo Ancelotti, da equipe de Munique, no início da temporada, algo não comum no futebol europeu.
Ainda é prematuro dizer que o PSG possa encarar Barcelona, Juventus e principalmente o Real Madrid. Pesa ainda a “camisa” do time francês, que para grandes times é um aspecto muito considerável. Vejamos até recentes casos dos vices de Atlético Madrid e Juventus (duas vezes cada) na Champions, justamente para Real Madrid e Barcelona. O Chelsea até já conseguiu seu título europeu depois de longo estrada, e o City esta aí ainda buscando este espaço. Ter investimentos não significa a garantia do título máximo europeu.
Nesta semana, a seleção francesa realiza as duas partidas do Grupo A, contra a Bulgária, fora de casa e a Bielorrússia, na França. A disputa está justa em 1 ponto de diferença em favor dos franceses, mas o suecos recebem Luxemburgo e fecham contra a Holanda, fora de casa. Imprevisível ainda.

INGLATERRA
O futebol inglês, caracterizado pela isolada conquista da Copa de 1966, tem a melhor estrutura de campeonato, investimentos, estádios, mas ainda não é confiável com relação a suas participações. A Premier League vai sendo liderada pelos times de Manchester, o City e o United, e um pouco distantes, os times londrinos do Tottenham (do constante e artilheiro Harry Kane), do Chelsea (irregular neste início de temporada) e do Arsenal (com aqueles questionamentos ao técnico francês Arsene Wenger).
Nas copas europeias, com o United voltando à Champions, este vai fazendo 100% de vitórias em duas rodadas, acompanhado do Manchester City, Tottenham e Chelsea. O Liverpool ficou com dois empates, e na Europe League, o Arsenal vai com duas vitórias e o Everton muito mal com derrota e empate.
Em termos de futebol, o Manchester United do técnico José Mourinho em sua 2ª.temporada demonstra ser o time mais futebol deste início de temporada com vitorias por muitos gols, porém sem ter tido algum desafio ainda.
Nas eliminatórias, a seleção está bem tranquila, com 5 pontos sobre a Eslováquia, e vai jogar contra a Eslovênia em casa e contra a Lituânia fora. Apenas 1 empate pode logo lhe garantir na Copa, neste grupo muito equilibrado, em que Eslováquia, Eslovênia e Escócia estão na briga pela 2ª.vaga e a disputa do Play-Off. A britânica Escócia pode ajudar a Inglaterra, que por sua vez ajudar a Escócia, e a duas seguirem em frente, nesta luta contra Eslováquia (separada da antiga Tchecoslováquia) e a Eslovênia (separada da antiga Iugoslávia).

Post Anterior
Grandes clássicos do futebol brasileiro 3
Próximo Post
Como está ? futebol na Europa parte 2 - Alemanha, Portugal, Itália,.... e Escócia, Holanda.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.