InícioCompetiçõesComo está ? futebol na Europa parte 2 – Alemanha, Portugal, Itália,…. e Escócia, Holanda.

Como está ? futebol na Europa parte 2 – Alemanha, Portugal, Itália,…. e Escócia, Holanda.

Futebol Europeu – parte 2 (final)
Outros países também estão em seu início de temporada, com os campeonatos nacionais, copas, taças, a Champions League, Europe League, com os clubes ainda no início de temporada, mas alguns já com campanhas bastante destacadas. Também as seleções nacionais vão para as duas últimas rodadas das Eliminatórias e definição de quem já se garante na Copa e quem vai para os Play-Offs.

ALEMANHA
A temporada na Alemanha começou com a conquista do Bayern Munique sobre o Borussia Dortmund da Copa da Alemanha. No campeonato nacional, o time de Dortmund vai liderando com 19 pontos, 5 a mais que o Bayern e o Hoffenheim. Os dois artilheiros estão com 8 gols, Lewandowski do Bayern e Aubameyang do Dortmund. Como nos anos anteriores decepção para Hamburgo e Colonia, já por baixo na tabela.
Os clubes alemães na Champions começaram de forma irregular. O Bayern venceu fácil o Anderlecht, mas tomou chocolate do PSG, demitindo seu técnico Carlo Ancelotti. O Borussia perdeu as duas partidas, por 3×1, para o Tottenham e para o Real Madrid, esta jogando em seu estádio. São times fortes e podem se recuperar nesta fase de grupos. A surpresa da temporada passada, o Leipzig, empatou em 1×1 com o Monaco em casa, mas perdeu por 3×0 para o Besiktas fora, no grupo que tem ainda o Porto. Na Europe League, os 3 clubes alemães (Hoffenheim, Colonia e Hertha Berlim) perderam 5 dos 6 jogos disputados nas duas rodadas. Tem que se preocupar neste início de temporada, os clubes do país.
Pelas Eliminatórias, a seleção vai muito bem com 5 pontos de vantagem sobre a Irlanda do Norte com que joga nesta penúltima rodada, em partida que será em Belfast. Pode garantir vaga com um simples empate. Fechará a última rodada recebendo o Azerbaijão. Certo que a Alemanha se garante direto e a Irlanda do Norte vai para o Play-Off, pois já tem 9 pontos de vantagem sobre o Azerbaijão. Grupo definido.

PORTUGAL
A única derrota nas Eliminatórias, para a Suíça, em 8 partidas está preocupando a Seleção Portuguesa, em uma de suas melhores fases de sua história (tivemos em 1966 a grande atuação dos portugueses na copa com o craque Eusébio, e em 2006, outra grande campanha sob o comando do técnico brasileiro Felipe Scolari), com a conquista em 2016 da Eurocopa e a possibilidade de se projetar e estar mais focado para a Copa da Rússia. A situação do grupo não é ruim, apesar dos 3 pontos que separam. Ambas não serão superadas por Hungria, e ainda se defrontam na última rodada. Antes disso, os portugueses visitam Andorra e os Suíços recebem a Hungria. Daí, fecham com o confronto em Portugal. A seleção portuguesa tem 9 gols de saldo a mais, e provável vitória simples garante vaga direta. Em caso de não conseguir vai para o Play-Off.
No futebol nacional, Sporting e Porto se enfrentaram no fim de semana, ficando no empate sem gols, e estão um pouco a frente do Benfica, mas os 3 tomando o rumo de disputarem o campeonato. Estes dois estão um pouco melhores no futebol do que o rival Benfica, pelo menos neste início. Os 3 estão na Champions, com o Sporting tendo jogado uma fase anterior em que goleou o Steaua Bucarest fora por 5×1 e depois logo na estreia da fase de grupos, mais um 3×2 sobre o Olympiakos, também no campo adversário. Na partida da semana passada, jogando em Lisboa, o adversário foi o Barcelona, e a derrota por 1×0 (gol contra do zagueiro) ainda assim demonstrou uma certa posição da equipe em relação a disputar a vaga do grupo, mesmo contra a terceira equipe, a italiana Juventus. O Porto depois de perder em casa para o Besiktas, venceu o Monaco na França. Ainda tem o Leipzig como adversário. Já o Benfica, decepcionou com duas derrotas para o CSKA Moscou em Lisboa e uma goleada para o Basel fora.

ITÁLIA
O tradicional futebol italiano, tetra campeão do mundo, vai sofrendo nos últimos anos pelos limites em suas contratações, deixando os grandes clubes em desiquilíbrio. Assim a Juventus, atual hexa, vai superando todos, apesar de alguma resistência de Roma e Napoli. Perdeu a Supercopa para a Lazio, mas apenas uma fatalidade, pois o time ainda é forte e vai na vice liderança do campeonato com 6 vitórias nas 7 rodadas, atrás do Napoli 100%, e com a mesma pontuação da Internazionale que vai fazendo uma boa campanha inicial. Depois seguem Lazio, Roma, Torino e Milan. O meia Paulo Dybala, argentino da Juventus, vai surpreendendo com gols, já com 10 marcados nestas 7 rodadas.
O líder do campeonato italiano, o Napoli passou por fase anterior aos grupos da Champions, vencendo o Nice de Balotteli duas vezes. Nas duas rodadas, uma derrota para o Shakhtar e vitória sobre o Feyenoord. A Juventus tomou de 3×0 do Barcelona, mas venceu o Olympiakos, que também tem no grupo o Sporting de Lisboa. A terceira equipe, a Roma, ficou no 0x0 com o Atlético Madrid em casa, para depois vencer o Karabakh fora por 2×1. Grupo difícil que tem ainda o Chelsea, seus dois próximos confrontos, fora e depois em casa.
Na Europe League, Milan e Lazio venceram nas duas rodadas, enquanto o Atalanta teve uma vitória e um empate fora de casa. Devem seguir bem em seus grupos e garantir vaga para a próxima fase. Sem mistérios.
A Azurra, nas Eliminatórias, está no grupo da Espanha, esta que deve passar direto para a Copa. A diferença de 3 pontos foi justamente o confronto entre si, um empate na Itália e a vitória da Espanha. Nesta penúltima rodada, recebem a Macedônia na Itália e a Albânia na Espanha. Fecham fora de casa, respectivamente, contra a Albânia e Israel, ambos jogos no campo adversário. Não é possível que a Espanha não consiga a vaga direta, até pelo disparado saldo de gols.

OUTROS PAÍSES

Escócia – a seleção vai brigando nas Eliminatórias, e poderá fazer uma dobradinha com a Inglaterra, mesmo indo pelo Play-Off, por uma vaga na Copa. No futebol nacional, o Celtic vai forte na liderança, sem adversário, desde a falência do Rangers em 2012 (retornou na 4ª.divisão e subiu até a 1ª.divisão em 2016, ainda se reformulando).
O Celtic está na Champions, e levou de 5×0 do PSG em casa, mas fez 3×0 no Anderlecht na Bélgica. Vai pegar agora duas rodadas o Bayern Munique, o que esperar ?

Holanda – Uma decepção de sua seleção, praticamente eliminada no grupo de França e Suécia. No futebol holandês, o Feyenoord quebrou tabu na temporada passada sendo campeão nacional depois de muitos anos, e começa esta de forma irregular. Duas derrotas de 0x4 e 1×3 para Manchester City e Napoli nas duas primeiras rodadas da Champions.
O Ajax, vice da Europe League na temporada passada, já foi eliminado pelo Nice em fase anterior da Champions. O PSV também eliminado em fase classificatória da Europe League. No campeonato nacional, o PSV lidera com 3 pontos sobre o Feyenoord, e o Ajax mais atrás. Que fase do futebol holandês !!!!!

Post Anterior
Como está ? futebol na Europa parte 1 - Espanha, França, Inglaterra.
Próximo Post
Futebol brasileiro - jogos definidos nos penaltis - 1988/1989, vitória valendo 3 pontos.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.