InícioCompetiçõesComo está o futebol europeu no início de 2019…..

Como está o futebol europeu no início de 2019…..

Como está o futebol europeu…. retorno da Champions.
Nesta semana o futebol europeu retorna com as primeiras partidas das fases eliminatórias que vão definir os classificados a cada mês até a decisão da Champions em maio de 2019. O mesmo acontece com a Europa League.
Pelo contrário, aqui na América do Sul, estamos começando com a pré-Libertadores e depois a Fase de Grupos, e também as fases iniciais da Sul-Americana.
Mas retornando á Europa, como então estão os campeonatos nacionais, algumas copas nacionais já definidas e com decisão já marcada. De agora em diante, os principais clubes começam com os grandes confrontos, com um olho na competição e outro (ou os dois olhos) principalmente na Champions.

PORTUGAL
Os 3 grandes clubes do país estarão nas competições europeias, o Porto que enfrentará a Roma pela Champions, depois de ter sido o 1º.colocado do grupo em que estavam Schalke e Galatasaray. Já o Benfica, que ficou na 3ª.colocação do Grupo Bayern Munique e Ajax, foi para a Europa League, onde enfrentará o Galatasaray. E o Sporting que está fazendo sua campanha na Europa League terá o Villareal como adversário.
Nas competições portuguesas, clássicos e decisão já aconteceram desde a vira do ano. Finalizando o 1º.turno, Sporting e Porto ficaram no 0x0, e logo depois já decidiam a Taça da Liga, em que o time de Lisboa sairia campeão. Antes na semifinal, o Porto derrotava o Benfica em Lisboa. Segue as semifinais da Taça de Portugal, com o confronto de ida Benfica 2×1 Sporting, que 3 dias antes jogavam pelo campeonato português, Sporting 2×4 Benfica. Voltam a se enfrentar no dia 3abr, no Estádio do Sporting, mesma data da volta entre Braga x Porto, já que a partida de ida será agora no dia 26fev.
No campeonato, após 21 rodadas, o Porto vai liderando com 51 pontos, apenas 1 a frente do Benfica, a frente do Braga (49) e depois o Sporting (42 pontos). Daqui a 3 rodadas, em 3 de março (24ª.rodada do total de 34 rodadas), teremos Porto x Benfica, que pode definir o título do campeonato.

ESPANHA
O Real Madrid realmente sentiu o golpe de ter perdido o Cristiano Ronaldo, e após virar o 1º.turno na 4ª.colocação, 10 pontos atrás do Barcelona, agora na 23ª.rodada, a diferença caiu para 6 pontos, e com o clássico Real x Barcelona que será na 26ª.rodada, dia 3mar. Porém, 3 dias antes se enfrentam também em Madrid, pela partida de volta da Copa Del Rey, em que o resultado de ida fora 1×1. Já o Atlético Madrid não tem conseguido acompanhar os dois rivais, ficando na 3ª.colocação do campeonato e fora da Copa Del Rey.
Mas os 3 grandes da Espanha estarão na Champions, e sem o Valencia que foi parar na Europa League fazendo companhia com o Betis e o Villareal. Os adversários de Real, Barcelona e Atlético, serão, respectivamente, Ajax, Lyon e Juventus, sendo que o Atlético jogará a ida em casa, o contrário dos outros dois.

ITÁLIA
A Juventus, com Cristiano Ronaldo na liderança da artilharia, com 16 gols em 23 rodadas, vai folgado na 1ª.colocação do Italiano, 10 pontos a frente do Napoli. Mas passou por um revés, ter sido eliminado da Copa da Itália pelo Atalanta numa derrota por 3×0 fora de casa. Mas também um título foi garantido, o da Supercopa 2018/2019, duas semanas antes ao vencer o Milan por 1×0, com gol do Cristiano Ronaldo.
Somente a Juventus estará na Champions, enfrentando o Atlético Madrid, a 1ª.partida em Madrid. O Napoli teve que ir para a Europa League, por sua 3ª.colocação no grupo com Liverpool e P.S.Germain, e lá terá a companhia de Internazionale e Lazio, já que o Milan foi eliminado de forma vergonhosa após sofre 5×1 na última rodada da fase de grupos.

INGLATERRA
O futebol inglês tem sido sempre mais dinâmico que com seus clubes sempre em maior número. Manchester City, Manch.United, Tottenham e Liverpool seguem na Champions, com os respectivos adversários: Schalke, P.S.Germain, Borussia Dortmund e Bayern Munique, ou seja, 3 confrontos entre ingleses e alemães.
Pela Europa League, os dois times de Londres, Chelsea e Arsenal, terão adversários médios nesta fase, o Malmoe e o BATE Borisov, e vão decidir a classificação jogando na Inglaterra.
Nas competições nacionais, o campeonato inglês segue com Liverpool e Manchester City a frente, com o City com uma partida a mais, igualado em pontos com o adversário. São 65 pontos para cada, 5 a mais do que o Tottenham. Na 5ª.colocação chegou o Manch.United depois de sequências de vitórias, superando Chelsea e Arsenal. Serão mais 12 rodadas até o final com muita disputa.
Na Copa da Liga, em que logo na primeira fase o Chelsea eliminaria o Liverpool, o time de Londres chegou à decisão depois dos confrontos contra o Tottenham, vitórias para cada um e definição nos pênaltis. E seu adversário, o indigesto Manchester City, que justamente neste última fim de semana aplicou 6×0 no próprio Chelsea. Como estarão no próximo dia 24 de fevereiro, na partida única da decisão ?
Antes disso, no próximo fim de semana, o Chelsea enfrenta o Manch.United pelas Oitavas da Copa da Inglaterra, que ainda terá jogos do Manchester City, Watford, Brighton, Wolverhampton e Crystal Palace, clubes da 1ª.divisão. Fora já estão Liverpool, Tottenham, Everton e Arsenal.
Mas ainda neste mês, no fim de semana da decisão da Copa da Liga, Manch.United x Liverpool se enfrentam pela Premier League, a partida que igualará o time dos “Reds” com os “City”.
Ou seja, fins de semana de Copa, de decisão e de campeonato.

ALEMANHA
Quem pensava em mais um ano do Bayern Munique folgado se enganou. O Borussia Dortmund virou o turno com 6 pontos a frente, e na 21ª.rodada vai mantendo 5 pontos de vantagem. Vão se enfrentar neste 2º.turno, em partida em Munique. Pela Copa da Alemanha, o Borussia acabou de ser eliminado nas Oitavas, pelo Werder Bremen, nos pênaltis. As Quartas serão em abril, com Bayern, Schalke, Werder Bremen, Hamburgo e Leipzig.
E pela Champions, 3 confrontos entre alemães e ingleses, Schalke x City, Borussia x Tottenham e Bayern Munique x Liverpool.
O futebol alemão tem bons estádios e com boa capacidade, e clubes tradicionais tem enfrentados muitas dificuldades em campo, diferente do público sempre presente. Nas últimas colocações estão Schalke, Stuttgart e Nuremberg, este o 2º.maior campeão nacional que retornou esta temporada. Ano passado o Hamburgo foi rebaixado e temos também o Kaiserslaurten na 2ª.divisão já a alguns anos.

FRANÇA
O futebol francês teve seus problemas com as greves em dezembro, e vários jogos foram remarcados. Mas, o PSG segue folgadamente com 10 pontos de vantagem e duas partidas a menos. Nas últimas semanas tem enfrentado as contusões do Neymar e de Cavani, mas que não vão prejudicar sua campanha no campeonato francês. Por outro lado, foi precocemente eliminado na Copa da Liga, pelo Guingamp, último colocado no campeonato, perdendo dentro do Parc des Princes, para 10 dias depois, no mesmo confronto pelo nacional, aplicar 9×0.
Pela Copa da França, passou recentemente por Strasburgo e Villefranche (este na prorrogação) e enfrentará já pelas Quartas, o Dijon, jogando em Paris. Estão competindo ainda o Nantes, Rennes, Lyon e Caen, todos da 1ª.divisão.
As semifinais da Copa da Liga aconteceram com Guingamp 2×2 Monaco (pe.5×4) e Strasburgo 3×2 Bordeaux, e a decisão acontecerá no dia 30/3, em confronto único.
E o Monaco ? Que há dois anos impediu o penta do PSG, tá fazendo uma campanha caótica, tendo sido eliminado na fase de grupos da Champions com 5 derrotas e 1 empate, perdido a Supercopa para o PSG por 4×0, e outro 4×0 para o próprio, pelo 1º.turno, eliminado na Copa e na Liga, e ainda vai sofrendo na zona de rebaixamento do campeonato francês. Vão passar as rodadas e a coisa piora.
Pelas copas europeias, o PSG vai pegar o Manchester United, enquanto o Lyon confrontará o Barcelona. Duas boas disputas. Ainda teremos o Rennes na Europa League.

FOTO: igesporte.com

Post Anterior
Equador, campeão do Sul-Americano Sub20 - 2019.
Próximo Post
Clubes campeões em divisões diferentes - parte 2, Campeonato Brasileiro.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.