InícioCompetiçõesComo já anda o futebol na europa…

Como já anda o futebol na europa…

Acontecendo agora na Europa
E no início da temporada europeia, muitas coisas já aconteceram. Campeões das Supercopas, rodadas iniciais dos campeonatos nacionais e outras competições.

INGLATERRA
No dia 5 de agosto, em Wembley, Chelsea 0x2 Manchester City foi a decisão da Supercopa Inglesa, diante de 72.555 pessoas. Foram dois gols de Sérgio Aguero e mais um título para o City, o 7º. desde 2012 quando passou a receber grandes investimentos. Interessante não ter conquistado nenhuma Copa da Inglaterra. O Chelsea começava a temporada com novo técnico, e outro vice da Supercopa.
Neste meio de semana, começaram as fases iniciais da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, ambas sem os grandes clubes do país.

PORTUGAL
O título da Supercopa ficou com o Porto, que também é o atual campeão português. Decidiu contra o Desportivo Aves que na temporada passada surpreendeu o Sporting na decisão da Taça de Portugal. A decisão tem sido disputada na cidade de Aveio, uma região muito turística, coincidindo com o verão europeu.
Também dois torneios são disputados em terras portuguesas, o Algarve Cup com a participação de Porto e Everton e título do Olympique Lille, e a Eusebio Cup, com conquista do Lyon sobre o Benfica.
O campeonato português já começou em 10 de agosto, a Taça de Portugal começará em 9/9 e a Copa da Liga, já iniciadas na 2ª.quinzena de julho em duas fases.

FRANÇA
No país campeão do mundo, a Supercopa foi conquistada pela 6ª.vez seguida pelo P.S.Germain, e seu 20º.título dentre os 24 possíveis das 4 competições nacionais na França. Já tornou o maior campeão em títulos nacionais, com 37 conquistas em sua história, seguido do Olympique Marseille com 29, Saint-Etienne (27), Lyon (23) e Monaco (20).
Seu adversário na decisão foi o Monaco, que tem sofrido derrotas seguidas e até goleadas. A partida foi disputada em 4/8 no Estádio Shenzhen Universidade, na China.
O campeonato francês também já começou em 10/8 com vitórias dos favoritos Olympique Marseille, PSG, Monaco e Olympique Lille, além do Stade de Reims, tradicional clube francês que retornou para a 1ª.divisão.

ESPANHA
O futebol espanhol começou com duas decisões, a Supercopa da Espanha, disputada em partida única, na cidade de Tanger – Marrocos, com Sevilla 1×2 Barcelona (apesar do Barcelona ter conquistado o Campeonato Nacional e a Copa Del Rey – o Sevilla foi vice da Copa) com gols de Pique e Dembele virando a partida após o Sevilla ter feito 1×0 com Sarabia.
Já na Estônia, na cidade de Tallin, grande jogo pela Supercopa da UEFA, entre os madrilenhos Real e Atlético, que foram os campeões, respectivamente, da Champions e da Europe League. O Atlético fez 1×0 para depois o Real virar para 2×1 e ainda o empate em 2×2 nos 90 minutos. Na prorrogação, o Atlético fez 2 gols e derrotava o rival em decisões, depois derrotas nos últimos anos. Foi o 3º.título da Supercopa do Atlético nos últimos anos.
Neste fim de semana começa o campeonato espanhol, e sem Cristiano Ronaldo, depois de 10 anos.

ALEMANHA
O Bayern Munique massacrou o Eint.Frankfurt, jogando no Estádio do adversário, que o derrotou há 3 meses, em maio, no final da temporada 2017-2018, na decisão da Copa da Alemanha. O polonês Lewandosvski marcou 3 gols e além do hat-trick, passou a ser o jogador com mais gols em decisões de Supercopa, com 6 gols.
Neste fim de semana está acontecendo a primeira fase da Copa da Alemanha, e o campeonato começará no próximo fim de semana.

ITÁLIA
E a Liga Italiana, esta temporada com o craque Cristiano Ronaldo, neste fim de semana a 1ª.rodada do campeonato italiano. A Supercopa que sempre foi a abertura da temporada tem sido disputada entre os turnos, nesta temporada será no dia 12/1/19, entre Juventus e Milan.

COPAS EUROPEIAS
Tiveram início em julho e a partir de setembro será as 6 rodadas das Fases de Grupos, tanto da Champions quanto da Europe League. A partir de fevereiro/19 as fases eliminatórias até as decisões em maio/19.

EUROCOPA DE SELEÇÕES
Desde 1960, a competição de seleções da Europa tinha sua fase de Eliminatórias, entre o 2º.semestre do ano de Copa (2018) e o ano seguinte todo (2019). A Fase Final acontecia no meio do ano seguinte (2020), em país sede, como aconteceu em 2016 na França.
Porém, toda esta programação foi alterada. Agora nos anos pares (2018, 2020, 2022….) será disputada a Liga das Nações em 4 séries (A, B, C, D – cada uma de 12 a 16 participantes de acordo com o Ranking UEFA), em que os 4 vencedores da Série A garantem vaga na Eurocopa, e nas outras séries caem e sobem 4 seleções. Ainda nos anos ímpares (2019, 2023, 2027….. – de 4 em 4 anos), as 55 seleções da UEFA se enfrentam em Eliminatórias, agora em período mais curto, entre março à novembro.
Assim, teremos 24 seleções para a Fase Final, em 2020, e em função do ano comemorativo dos 60 anos da competição (1960-2020) terá 12 países sedes, para a fase de grupos e fases eliminatórias seguintes.
Em suma, agora em setembro começa a Liga das Nações com 4 grupos com 3 seleções que jogarão entre si em turno/returno, até novembro. Teremos 4 seleções classificadas para a Euro 2020.

#

Post Anterior
Taça Libertadores e Copa Sul-Americana em disputa.
Próximo Post
Informativo em Revista - Edição 15 - temporada 2018-2019

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.