InícioAtualidadesCopa da Rússia, sorteio dos grupos – informações e curiosidades.

Copa da Rússia, sorteio dos grupos – informações e curiosidades.

Copa do Mundo
No último dia 1/dez aconteceu o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo da Rússia, a 21ª. edição, desde 1930. O sorteio foi dirigido com as 32 seleções distribuídas em 4 potes com 8 países cada, seguindo a Ranking da FIFA – que utiliza-se de critérios de resultados de cada seleção, com seus resultados a cada mês, acumulando esta pontuação pelos últimos 12 meses – de forma a considerar um equilíbrio “teórico” de eficiência de cada seleção.
Assim, 8 seleções foram determinadas para serem as “cabeça de chave”, mais 8 em cada um dos outros potes, e esta configuração poderia fazer com que Espanha e Inglaterra pudessem ser sorteadas em grupos com Brasil, Argentina, Alemanha, França, Rússia ou Uruguai.
O sorteio foi dirigido também no sentindo de que não houvesse mais que duas seleções da Europa no mesmo grupo (a maior quantidade de participantes são da Europa) e em relação aos outros continentes, que não ficassem seleções da mesma região.
Tudo correu bem, e podemos dizer que em tese, os 8 grupos ficaram bem distribuídos, e seguindo uma certa lógica de quem poderá se classificar por cada grupo, grandes confrontos venham a surgir a partir das Quartas de Finais.

Nas últimas 5 copas, desde 1998 como o mesmo número de participantes (32) e sistema de disputa, aconteceu o seguinte em relação aos vencedores de cada grupo passarem pela Oitavas e seguirem nas Quartas.

1998 – 6 vencedores de grupo passaram – 2 eliminados nas Oitavas.
2002 – 4 vencedores de grupo passaram – 4 eliminados nas Oitavas.
2006 – 6 vencedores de grupo passaram – 2 eliminados nas Oitavas.
2010 – 7 vencedores de grupo passaram – 1 eliminados nas Oitavas.
2014 – 8 vencedores de grupo passaram – nenhum eliminado nas Oitavas.

Quando então na sexta passada Brasil e Alemanha ficaram em grupos consecutivos, isto quis dizer ao ficarem como vencedores de seus grupos, ficarão no chaveamento (as fases eliminatórias das Oitavas, Quartas e Semifinais) em lado diferentes, podendo se enfrentar somente na Decisão. O mesmo se aplica caso ambas fiquem na 2ª.colocação de seus grupos. Porém, qualquer uma que fique na 1ª. e a outra 2ª.colocação, o confronto já acontece nas Oitavas de Finais.
Com relação as outras grandes seleções, em tese, considerando ficarem na 1ª.colocação, em chaveamento ficariam Brasil, Uruguai (Rússia), França e Inglaterra (Bélgica) e do outro Espanha (Portugal), Argentina, Alemanha e Polônia (Colômbia).

Somente em duas edições das 20 copas anteriores, os 4 países das semifinais já haviam sido campeões mundiais, em 1970 com Brasil, Uruguai, Alemanha e Itália, e em 1990 com Argentina, Alemanha, Itália e Inglaterra.
Nas 4 primeiras copas só tínhamos 2 campeões mundiais diferentes, em 1950 foi um Quadrangular, assim como em 1974 e 1978, os vencedores de grupos iam para a decisão direto.

Para 2018, poderemos ter tranquilamente 4 campeões mundiais nas semifinais, do universo desta edição de 7 seleções campeãs mundiais, exceto a Itália. Na copa de 2014 tivemos 3 campeãs nas semifinais.

Então se para o sorteio de grupos, este é dirigido pela divisão das seleções nos potes, em campo, entre 14/6 e 15/7 do próximo ano veremos o que acontece.
Lembrando que defendemos nosso penta justo pela a Alemanha que pode nos alcançar. A Itália ficou fora.
Que venha o Hexa !

Post Anterior
AGORA, "Informativo em Revista" - Edição 5. E ainda, "Realidade Alternativa", série - quarto capítulo.
Próximo Post
Depois do Rebaixamento.... clubes brasileiros.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.