InícioCompetiçõesE aqui no Brasil, campeonatos acontecendo….

E aqui no Brasil, campeonatos acontecendo….

Competições aqui no Brasil
Nesta segunda parte das competições aqui no Brasil, já destacamos a definição dos 4 clubes que estarão na 3ª.divisão do campeonato brasileiro de 2019. O Treze-PB foi a Caxias do Sul por um empate e venceu o Caxias por 3×1 garantindo seu acesso. Já o São José da capital gaúcho visitou o Linense no interior paulista e uma vitória por 2×0 o colocou na 3ª.divisão. Lá em Campina Grande, o Campinense tentava ser o segundo clube da cidade (junto com o rival Treze) a subir para a 3ª.divisão, e mesmo vencendo por 1×0, a decisão ficou na disputa de pênaltis e por 5×4 o Ferroviário-CE garantiu seu acesso. E finalizando, o Imperatriz-MA depois de eliminar o Moto Clube, também garantiu seu acesso, nos pênaltis, contra o Manaus-AM, por 3×2, após derrota por 2×1 nos 90 minutos.

Interessante dizer que o Ferroviario-CE que esteve por dois anos na 2ª.divisão cearense, retornou em 2017 com o vice-campeonato estadual e este ano conseguiu um acesso importante, para uma divisão que o Fortaleza havia ficado por anos. Atualmente o Ceará está na 1ª.divisão e o Fortaleza na 2ª.divisão, os dois com boas médias de público. Também para o Imperatriz-MA um importante acesso, visto que o Moto Clube havia caído da 3ª.divisão em 2017, enquanto o Sampaio Corrêa subia para a 2ª.divisão nacional.

E na Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa alcançou uma grande conquista, diante do Bahia, em Salvador. Os clubes do Maranhão e do Piauí participam desta competição há apenas 4 anos, pois sempre estavam na Copa Norte, pela proximidade com o Amazonas, o Pará e outros Estados do Norte. O Sampaio é clube com conquistas interessantes, o primeiro a conquistar tanto a Copa Norte (atualmente mesclada com clubes do centro-oeste formando a Copa Verde) quanto a Copa do Nordeste. Também é o único clube a conquistar 3 divisões do campeonato brasileiro, a 2ª.divisão em 1972, a 3ª.divisão em 1997 e a 4ª.divisão em 2012.

ALGUNS ESTADUAIS e suas divisões.

Em São Paulo, o Guarani conquistou a Série A2 na decisão contra o Oeste, e o Atibaia a Série A3 na decisão contra a Portuguesa Santista, esta em seu 2º.acesso consecutivo. Na 4ª.divisão, temos agora 16 clubes na segunda fase, e o campeonato deve terminar no mês de setembro. Ainda teremos agora no 2º.semestre a Copa Paulista com clubes de todas as divisões.

No Rio de Janeiro, a 2ª.divisão teve seu 1º.turno encerrado na semana passada com o Americano conquistando o 1º.turno e garantindo vaga nas Semifinais do Campeonato. São 20 clubes divididos em dois grupos, e neste 2º.turno jogarão um grupo contra o outro, com os 2 primeiros colocados de cada grupo fazendo as semifinais do turno, em partidas únicas e decisão única também. Na 3ª.divisão são 15 clubes, dentre eles, São Cristóvão, Mesquita, Nova Cidade, Barra Mansa, que já participaram da 1ª.divisão carioca. Jogarão dois turnos distintos, com confrontos dentro dos grupos e contra, no mesmo sistema da 2ª.divisão. Na 4ª.divisão, implementada em 2017, serão 16 participantes, dentre eles, Ceres, Tomazinho, Canto do Rio, Campo Grande e Paduano, e começará no final deste mês.

No Rio Grande do Sul, a 2ª.divisão terminou em junho com o título do Pelotas sobre o Aimoré, e ambos subindo para a 1ª.divisão, substituindo Cruzeiro e São Paulo. Na 3ª.divisão, 4 clubes disputam agora as semifinais: Gaúcho, Guarany-B, Farroupilha e São Borja-AE. Devem subir os 2 primeiros colocados.

Em Minas Gerais, o Guarani de Divinópolis conquistou a 2ª.divisão e subiu junto com o Tupynambás, em sua terceira temporada regressando ao futebol profissional, tendo disputado a 3ª.divisão em 2016 e a 2ª.divisão em 2017 e agora em 2018. Se encontrará com o Tupi, ambos de Juiz de Fora, na 1ª.divisão, depois de muitas décadas, em que o Tupi e o Sport haviam disputado no início dos anos 1980. A 3ª.divisão ainda não começou, mas deverá acontecer em agosto.

Na Bahia, apenas 6 clubes disputaram a 2ª.divisão, e o título ficou com o Atlético de Alagoinhas, que decidiu o campeonato com o PFC-Cajazeiras (clube fundado em 2015 em Salvador que atua em Cajazeiras). Somente o Atlético garantiu acesso para a 1ª.divisão. Também participaram da 2ª.divisão, o Colo-Colo, o Galícia, o Teixeira de Freitas e Conquista (fundado em 1978 e que não tem ligação com o Vitória da Conquista).

No Paraná, um clube vem proporcionando aos seus torcedores muita emoção e ao mesmo tempo apreensão, o Operário de Ponta Grossa, que em 2010 retornava à 1ª.divisão estadual e conquistaria este título em 2015 na decisão contra o Coritiba. Mas no ano seguinte seria rebaixado para a 2ª.divisão, e não conseguiria o retorno ao final de 2017, e somente agora na decisão de 2018, conquista a 2ª.divisão e o retorno. E também nestes últimos anos, conquistou em 2017, a 4ª.divisão do brasileiro e atualmente vai muito bem na 3ª.divisão nacional. O que então podem esperar seus torcedores, emoções ou apreensão ? O vice da 2ª.divisão paranaense também garantiu acesso para 2019, o Cascavel-CR que pela primeira vez vai se encontrar com o Cascavel-FC (este fundado em 2008 através de iniciativas do ex-jogador Beletti). O Cascavel-CR (de 2002) foi uma fusão do antigo Cascavel-EC (campeão de 1980) e mais o SOREC e Cascavel-SA, e já esteve na 1ª.divisão em 2003, e de 2007 a 2011. Pois então, nos últimos anos mudaram de divisão várias vezes e chegaram até a serem campeões da 3ª.divisão estadual. Agora juntos em 2019 na principal divisão do paranaense. A 3ª.divisão tem sido disputada seguidamente desde 2008, e deve acontecer no mês de outubro.

Em Santa Catarina, a 2ª.divisão teve seu 1º.turno terminado neste fim de semana com o Camboriú como vencedor e garantido nas semifinais do campeonato. Os outros 3 clubes sairão do vencedor do 2º.turno e mais 2 clubes de melhor campanha. Neste 1º.turno tivemos o encontro de dois clubes da cidade de Blumenau, o Metropolitano (fundado em 2002) e o Blumenau (fundado como Palmeiras em 1920, passando a ser Blumenau em 1980 e declarado falência em 1998), que retornou ao futebol em 2013. Também deveremos ter a 3ª.divisão, denominada de Divisão de Acesso, porém sem data ainda definida.

No Ceará, a 2ª.divisão foi disputada por 10 clubes, dentre eles Guarany-S e Icasa, em duas fases e depois semifinais e decisão, com o Barbalha sagrando-se campeão na decisão contra o Guarany-S. Ambos garantiram acesso para a 1ª.divisão de 2019. Ainda teremos agora no 2º.semestre do ano a Taça Fares Lopes e a 3ª.divisão.

No Espírito Santo, a 2ª.divisão foi disputada entre março e início de junho e teve o tradicional Rio Branco sendo o campeão na decisão contra o Estrela do Norte, com ambos garantindo acesso. Também participaram Aracruz, Castelo, Sport e Vilavelhense.

Ainda devemos ter a 2ª.divisão em Pernambuco, Goiás, Pará, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte que começará em setembro, com 6 participantes, dentre eles o tradicional Alecrim que foi rebaixado em 2017 depois de décadas na 1ª.divisão estadual.

É isso, nos próximos meses retornamos com a atualização destes campeonatos.

Post Anterior
Diário da Copa 23 - 11jul18 - Semifinal Croácia x Inglaterra.
Próximo Post
Diário da Copa 24 - 14jul18 - terceiro lugar - Bélgica x Inglaterra

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.