InícioCompetiçõesFutebol Brasileiro em 2017, até agora.

Futebol Brasileiro em 2017, até agora.

EM 2017, no futebol brasileiro

Nosso calendário começou em janeiro quando ainda os jogadores do grandes clubes estavam de férias e/ou já retornando com os treinamentos, e logo no dia 2 de janeiro começava a disputa da 48ª.edição da Copa São Paulo de Jrs (em 1987 não foi disputada), tradicional torneio jogado desde 1969, sempre destacando jovens jogadores que despontam no cenário nacional.
O Corinthians alcançou seu 10º.título (sendo 8 deles nos últimos 23 anos – desde 1995) superando ao Fluminense com 5 conquistas, ao Internacional com quatro títulos e mais Flamengo, Santos, São Paulo e Atlético-MG todos com 3 taças conquistadas.

COPAS
Ainda em janeiro tivemos a Copa do Nordeste, em sua 15ª.edição (oficiais e extra-oficiais) com o Bahia alcançando o seu 3º.título, atrás do Sport e Vitória-BA com 4 taças cada. Este torneio teve disputas isoladas, em 1968 (nos 3 anos seguintes era Copa Norte-Nordeste), em 1994, uma sequência entre 1997 e 2003, isoladamente em 2010, e desde 2013.

Também começava a 4ª.edição da Copa Verde (que originou da Copa Norte com clubes do Centro-Oeste e Sudeste), com o 2º.título para o Mato Grosso, com o Luverdense-MT em decisão contra o Paysandu-PA, que era o atual campeão. Também foram campeões o Brasília-DF em 2014 e o Cuiabá-MT em 2015.

 

A Copa da Primeira Liga, em sua 2ª.edição, começava em 24 de janeiro, com jogos dispersos que só viriam terminar em 26 de abril, concluindo a primeira fase. As quartas de finais devem ocorrer em final de agosto. O Fluminense foi o campeão da 1ª.edição em 2016. É um torneio sem motivação de jogadores e torcedores, podendo ser inclusive vir a ser extinto.

A Copa do Brasil começou em 8 de fevereiro com 80 clubes, este ano com a novidade de confronto único nas duas primeiras fases. A Terceira Fase aconteceu em março e a Quarta Fase em abril, quando ficaram os 10 melhores. Juntaram-se a estes os clubes que disputam a Taça Libertadores e seguimos com as Oitavas de Finais, terminado em 1 de junho. Agora estamos nas Quartas de Finais que teve jogos esta semana, e as partidas de volta no final de julho.

ESTADUAIS
Das 27 Unidades Federativas (Estados), somente no Amapá ainda não foi disputado o Estadual. Em 3 estados tivemos campeões inéditos: no Rio Grande do Sul o Novo Hamburgo (cidade do mesmo nome – fundado em 1911), no Espírito Santo o Atlético de Itapemirim (1965) e no Amazonas, o Manaus (2013) da Capital Amazonense, conquistaram seus primeiros títulos estaduais da 1ª.divisão.

Em maio, teve início o Campeonato Brasileiro da 1ª., 2ª., 3ª. e 4ª.divisões com um total de 128 clubes dos 28 Estados do País. Na 1ª.divisão, são 20 clubes (representantes de 9 Estados), na 2ª.divisão com 20 clubes (representantes de 14 Estados), e na 3ª.divisão também com 20 clubes (representando 13 Estados).
Então dentre estes 60 clubes, 9 Estados não se fazem representados, a saber: DF, MS, PI, AM, AC, AP, RO, RR e TO, que estão somente na 4ª.divisão (e mais todos os outros Estados).

Post Anterior
Copa das Confederações: Alemanha x Chile na decisão.
Próximo Post
Futebol Europeu, temporada passada.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.