InícioAtualidadesNosso futebol rolando por aqui.

Nosso futebol rolando por aqui.

Campeonato Brasileiro e Estaduais.
Neste calendário ainda atípico aqui no Brasil, vamos seguindo com as rodadas das divisões do Brasileiro, mesmo neste fim de semana de Data FIFA, em que nossa seleção começou a disputa das Eliminatórias.
Vamos levando sempre com este “calendário desencaixado com a Europa” tanto aqui no Brasil quanto na América do Sul.

Então nossas 4 divisões estão em andamento, a 1ª. e 2ª. em pontos corridos com 20 clubes, a 3ª. com fase de 2 grupos em 18 rodadas, também 20 clubes, e a 4ª.divisão com 64 clubes (4 outros ficaram pela fase preliminar) em fase de 8 grupos com 14 rodadas cada.

O que já está acontecendo nas divisões.
1ª.divisão – o Atlético-MG começou liderando o campeonato já na 15ª.rodada, e junto dele estão Flamengo, Internacional e São Paulo. Depois destes, Fluminense, Santos e Palmeiras. Lá embaixo da tabela estão em alerta o Grêmio, Atlético-PR e Corinthians, além de Bahia, Coritiba, Bragantino-RD e Goiás.
Vai ser depois da virada do turno que poderemos ter mais noção de quem vai ficar lá em cima brigando pelo título, os intermediários e os que vão sofrer no 2º.turno.

Copa do Brasil – o sorteio para as Oitavas já definiram os confrontos que vão acontecer nos meios de semana de 28/10 e 4/11. E até que os confrontos ficaram de bom tamanho, sem “grandes” se enfrentando.
Os jogos serão na ida com Santos x Ceará, Grêmio x Juventude-RS, Botafogo x Cuiabá-MT, Fortaleza x São Paulo, Atlético-PR x Flamengo, Atlético-GO x Internacional, Bragantino-RB x Palmeiras e Corinthians x América-MG.

2ª.divisão – também pela 15ª.rodada, são duas surpresas, o Cuiabá-MT liderança já há algumas rodadas, com 5 pontos a frente da 2ª.colocação, atualmente a Ponte Preta, seguida de Chapecoense e América-MG. A outras surpresa é a campanha pívia do Cruzeiro, na 19ª.colocação, que começou com -6 pontos, e ainda assim estaria lá pela 12ª.colocação, muito distante do G4. Talvez seja precipitado afirmar agora, mas já é bem provável que permaneça na 2ª.divisão (nem imaginar que seja rebaixado para a 3ª.divisão – apesar de ter acontecido com outro grande, o Fluminense, entre 1997 e 1999). E outro campeão brasileiro está na 18ª.colocação, o Guarani-SP, mas que não tem sido há pelo menos 20 anos, o clube de outrora.

3ª.divisão – o regulamento mudou em relação aos outros anos, e depois desta primeira fase com 2 grupos com 10 times, vão para dois quadrangulares, quando então os 2 primeiros de cada já se garantem no acesso.
Se podemos chamar de Grupo Norte/Nordeste, o Santa Cruz-PE vai na liderança, e com Remo, Ferroviário-CE e Vila Nova-GO na sequência. No outro Grupo, Sul/Sudeste, vai o Brusque-SC (campeão da 4ª.divisão de 2019) na liderança folgada, e depois Ypiranga-RS, Criciúma e Londrina-PR. Estamos na 10ª.rodada de 18 no total, e está delineado os prováveis rebaixados: Jacuipense-BA e Imperatriz-MA por um grupo, e Boa Esporte-MG e São Bento-SP pelo outro. É uma questão de projeção de pontos conquistados.

4ª.divisão – a última divisão do Brasileiro, com 64 clubes iniciando uma verdadeira batalha por acessos futuros, afinal, CSA, Operário-PR e Cuiabá-MT tem sido exemplos de acessos nos últimos anos.
Então são 8 grupos de 8 participantes e estamos na 5ª.rodada das 14 previstas.
Nos 4 primeiros grupos, com times da parte de cima do país, América-RN e ABC vão liderando seus grupos, mas com outros “grandes dos estados” como River-PI, Moto Clube-MA, Campinense-PB, e Itabaiana-SE brigando ainda.
Nos outros 4 grupos, da parte de baixo do país, Gama-DF, Brasiliense-DF, Bangu-RJ, Ferroviária-SP e Caxias-RS vão na frente em seus grupos. Já Operário-MT, Villa Nova-MG, Joinville-SC e São Caetano-SP precisam reagir logo. No final das rodadas os 4 primeiros prosseguem na competição.

ESTADUAIS
Depois do retorno do futebol, 17 campeonatos estaduais foram concluídos com seus campeões. Apenas 1 deles foi cancelado, o campeonato amazonense. Então dos 9 restantes, no Ceará, os rivais Ceará x Fortaleza já fizeram a 1ª.partida da decisão com vitória por 2×1 do tricolor. A 2ª.partida será na próxima quarta, dia 21 de outubro. Abaixo como estão os outros 8 estados:
Espírito Santo – previsto para novembro as quartas, depois semifinais e decisão.
Goiás – Sem definição. Faltam rodadas da primeira fase
Mato Grosso – Sem definição. São 8 classificados para as quartas.
Mato Grosso do Sul – Sem definição. São 8 classificados para as quartas.
Piauí – Sem definição. Muitas rodadas ainda pela primeira fase.
Rondônia – Marcados jogos para concluir a primeira fase.
Roraima – Sem definição. Está no 1º.turno.
Tocantins – Sem definição. Partidas de volta das semifinais.

FOTO: sportsvaluecom

Post Anterior
O futebol europeu seguindo em frente - temporada 2020/2021
Próximo Post
Informativo em Revista - Edição 38 - setembro/outubro/20

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.