InícioAtualidadesNotícias dos Estaduais 2019.

Notícias dos Estaduais 2019.

Campeonatos Estaduais 2019.
Passados já mais de 30 dias do início dos Estaduais, vamos dar um giro pelo que está acontecendo em alguns Estados.

Sul e Sudeste.
No último domingo, diante de uma surreal decisão da Taça Guanabara, Vasco x Fluminense começaram o jogo sem público, que nas horas anteriores estavam em torno do Estádio e não sabiam se poderiam assistir a decisão. Por volta dos 30 minutos do 1º.tempo começaram a entrar, e para surpresa, porque parece inacreditável isso, cerca de 30.000 estariam no Maracanã ao final da partida, em grande parte torcedores vascaínos, para comemorar a vitória por 1×0, com gol nas nos minutos finais, e levar a Taça para São Januário.
Então no Rio, definido um finalista, dos 4 que decidirão o campeonato. Mais o vencedor do 2º.turno e outros dois de melhor campanha.
No Paulistão, 16 times estão disputando a primeira, divididos em 4 grupos com 4 times que são liderados por Santos, Palmeiras, Corinthians e Oeste (grupo do São Paulo). Já jogaram 7 rodadas do total de 12 jogos para cada participante, desta forma acontecendo os clássicos paulistas. Enquanto Santos e Palmeiras lideram bem, o Corinthians tem a concorrência da Ferroviária e Bragantino, pelas duas vagas, e o São Paulo terá que superar pelo menos um dos adversários diretos, Oeste ou Ituano. A questão é que não há o confronto direto. Daí os 2 primeiros de cada grupo vão para as Quartas, Semifinais e Decisão.
Pelo sul do país, no Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional seguem nas primeiras colocações depois de 7 rodadas, do total de 11 jogos para cada, e com os 8 primeiros classificando-se para as Oitavas. No Catarinense, Figueirense, Chapecoense, Avaí e Marcílio Dias são os 4 primeiros em 8 rodadas, das 18 que terão a Fase. Os 4 primeiros se classificam. Ainda no Paraná, Coritiba e Toledo-EC decidem o 1º.turno, depois de passarem nas semifinais, nos pênaltis, por Cascavel-FC e Operário, respectivamente, e antes ainda com dois grupos com 6 times e 6 rodadas, grupo contra grupo. O 2º.turno terá os dois grupos com 5 rodadas, dentro dos grupos, semifinais e decisão do turno. Depois a decisão do campeonato.
Em Minas Gerais, já jogaram 7 rodadas das 11 desta primeira fase. Os 8 primeiros se classificam, estando Atlético, América e Cruzeiro nas primeiras colocações.

Do Espírito Santo e Região Centro-Oeste.
No Espírito Santo, das 9 rodadas, já disputaram 4 rodadas, para os 8 primeiros de 10 participantes classificarem para a próxima fase. Curioso que aconteceram mudanças de times, pois o Espírito Santo (4º.colocado em 2018) desistiu tendo subido o Rio Branco (campeão da 2ª.divisão, o Estrela do Norte (como 3º.colocado) por desistência do Aracruz (vice da 2ª.) e mais o Castelo, na vaga do Espírito Santo. Tinham caído Doze e São Mateus. Em 2019, os primeiros colocados são: Real Noroeste, Rio Branco, Desportiva e Vitória.
No Distrito Federal, Gama e Brasiliense lideram entre os 8 que vão se classificar para as Quartas, após as 11 rodadas, após a 5 já realizadas. O Taguatinga retornou ao futebol no ano passado, representando a cidade Satélite de mesmo nome, onde em 2000 surgia o Brasiliense.
No Mato Grosso, já tivemos 5 rodadas das 9 que será a primeira fase, com os 2 últimos rebaixados. Seguem na frente o Cuiabá, União e Operário-VG (aquele mais antigo e tradicional). Temos Mixto e Dom Bosco no meio da classificação e a curiosa participação do Operário-FC (que surgiu em 2002 na sequência do Operário-EC e do próprio Operário-VG que depois recuperou sem CNPJ).
No Mato Grosso do Sul, são 12 clubes que jogarão 11 rodadas por 8 vagas. A frente estão Águia Negra, Corumbaense, Comercial e Operário. Temos ainda entre os 12 participantes o Operário-D e o Novoperário, que surgiu em 2012 por dissidência do Operário, que em 2018 conquistou seu 11º.título estadual, depois de quase 20 anos, em que foi parar na 2ª.divisão por consequência de punição. E pra quem se lembra do Nova Esperança, que entre 2002 e 2014 conquistou 6 estaduais, já vai para seu 4º.ano longe da 1ª.divisão.

O Campeonato Goiano teve novidades em 2019, com o aumento de 10 para 12 participantes, e o retorno do Goiânia, graças as 4 vagas da 2ª.divisão de 2018. Então os clubes estão em 2 grupos com 6 times, ida e volta de um grupo entre o outro, apenas observando que o Goiás está num grupo contra Vila Nova, Atlético e Goiânia, onde teremos os clássicos dele contra os outros 3 clubes. O Goiás lidera folgado o grupo A, enquanto Vila Nova e Atlético estão na frente do grupo B. Vão se classificar o 8 melhores, independente de grupo.

A região nordeste.
Em particular, 16 clubes desta região estão disputando a Copa do Nordeste, paralelamente, entre 15/jan e 30/mar, inclusive com alguns fins de semana com rodada da Copa.
Em Alagoas, serão apenas 7 rodadas na primeira fase, para os 4 primeiros seguirem no campeonato. O CRB esta liderando, seguido de Coruripe e CSA, após a 4ª.rodada realizada.
Em Sergipe, este ano com 9 clubes, jogarão 8 rodadas, das quais 5 já realizadas. Os 6 primeiros vão para o Hexagonal, em mais 5 rodadas. O Confiança vai liderando, com Lagarto-FC e Dorense logo atrás.
Paraíba – São 10 times que estão em dois grupos, e jogam em 10 rodadas de um grupo contra o outro, e os 2 primeiros de cada vão para as semifinais. Já estamos na 6 rodada, Botafogo e Sousa muito bem no grupo A, e o Treze com dificuldades. No grupo B, Campinense e Atlético na frente.
No campeonato potiguar, após 7 rodadas do 1º.turno com 8 participantes, ABC e América terminaram empatados na 1ª.colocação, mas de qualquer forma, como os 2 primeiros, iriam decidir o turno. O ABC venceu por 2×1 e está na decisão do campeonato. O 2º.turno será da mesma forma, 7 rodadas e decisão dos 2 primeiros. Lembrando que o Alecrim está na 2ª.divisão pelo segundo ano.
Na Bahia, serão 9 rodadas dos 10 participantes, e 4 primeiros classificados, já estando entre a 5 e 6 rodadas. Vitória, Bahia e Bahia de Feira estão entre os primeiros. Ainda teremos o Ba-Vi do Estadual. Jogaram recentemente pela Copa do Nordeste.
Pernambuco – 10 times jogando entre si em 9 rodadas para os 8 melhores seguirem. O trio de Recife e o Central estão entre os primeiros, depois de 5 rodadas. Náutico e Santa Cruz estão na Copa do Nordeste, além do Salgueiro. O Sport ficou fora.
No campeonato cearense, este ano muito motivado, pela presença de Ceará e Fortaleza na 1ª.divisão e ainda o Ferroviário que foi campeão da 4ª.divisão e estará na 3ª.divisão do brasileiro. A primeira fase. Com 8 times (exceto Ceará e Fortaleza) aconteceu em janeiro com 7 rodadas e 6 classificados. Iguatu e Guarani-J foram eliminados e rebaixados. Informando que o Uniclinic, fundado em 1997 passou a se chamar Atlético Cearense, inclusive participando da Copa do Brasil 2019, passou pelo Joinville (2×0) jogando em casa e agora recebe o Atlético-GO na segunda fase. E voltando ao cerarense, os 8 clubes jogaram as 7 rodadas da segunda fase, com os clássicos de Ceará, Fortaleza e Ferroviário, para definição dos 4 semifinalistas. Nesta fase, apenas 3 rodadas disputadas.
Apenas 6 times participam do campeonato piauiense, que jogarão entre si em turno/returno, em 10 rodadas, para os 4 primeiros seguirem para as semifinais e decisão. O 4 de Julho lidera após 6 rodadas, com River, Flamengo e Parnaíba entre os 4 primeiros e mais Altos (atual bicampeão) e Piauí na última colocação.
Fechando os Estados do Nordeste, no Maranhão, 8 times jogarão 7 rodadas entre si para os 4 melhores irem para as semifinais. Moto Clube e Imperatriz estão na frente, após 4 rodadas, e depois Sampaio Correa, Pinheiro e Maranhão.

A região norte.
No Pará, são 10 clubes divididos em dois grupos (como na Paraíba) de 5 times que jogarão em turno/returno entre os grupos, fazendo 10 rodadas, e os 2 primeiros de cada indo para as semifinais. Na 4ª.rodada já tivemos o clássico Remo 0x3 Paysandu que voltarão a se enfrentar na penúltima rodada. Já foram 5 disputadas, e os dois lideram seus grupos. Uma triste lembrança é sobre a Tuna Luso, que vai amargando já o 6º.ano na 2ª.divisão estadual.
No Amazonense, 8 clubes jogarão 2 turnos de 7 rodadas entre si, com 4 primeiros indo para semifinal e decisão de turno. Após 4 rodadas do 1º.turno, Princesa e Nacional estão na frente, e depois Fast Clube e Manaus, o atual campeão.

Outros Estados do Norte
Acre – 10 times em dois grupos, jogos entre os grupos, 2 primeiros colocados, semifinais e decisão de turno. No 2º.turno, os confrontos serão dentro dos grupos. Os rivais Atlético e Rio Branco estão na frente pelo por um grupo e Galvez e Vasco pelo outro.
Amapá – previsão de início em abril/2019.
Rondônia – São 10 clubes, em duas chaves, jogando em 8 rodadas dentro dos grupos, com os 2 primeiros de cada indo para as semifinais e decisão. Porto Velho e Real Desportivo estão liderando o Grupo A, e Guaporé e Ji-Paraná no Grupo B.
Roraima – sem definição.
Tocantins – São 8 times divididos em dois grupos, e jogarão 6 rodadas dentro dos grupos, classificando-se os 3 primeiros de cada para a fase seguinte. O campeonato começará no final de março/2019.

FOTO: facebook

Post Anterior
A Copa do Brasil 2019 e suas primeiras fases.....
Próximo Post
Voltamos com os confrontos da Champions (oitavas) e Europa Liga.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.