InícioAtualidadesO Campeonato Brasileiro começou – as divisões e o que esperar.

O Campeonato Brasileiro começou – as divisões e o que esperar.

Futebol Brasileiro
E no 4º.mês do ano, aqui no Brasil já concluídos 23 campeonatos estaduais das 27 Unidades Federativas, com as fases finais da Copa do Nordeste e Copa Verde previstas para terminar em maio, e mais o início da Copa do Mundo em 60 dias, começou o Campeonato Brasileiro das 3 principais divisões envolvendo 60 clubes.
As duas primeiras divisões terão 38 rodadas até início de dezembro, isso mesmo, 38 rodadas, agora com 12 rodadas até 12/6 na véspera do início da Copa e retornando em 18/7, 3 dias depois da Copa. A 3ª.divisão terá 24 rodadas para o campeão. A 4ª.divisão também começa neste fim de semana.

Depois desta explicação toda, vamos para os participantes. A 16ª. edição do Brasileirão da Era dos pontos corridos que tem os mesmos favoritos, o Corinthians, o Palmeiras, o Grêmio e o Cruzeiro. Mas como tudo acaba sendo uma surpresa, ainda podemos falar do Santos, do Flamengo e do Atlético-MG. Pelo que apresentaram até este momento da temporada, os demais vão ficar disputando vagas para a Libertadores, Sul-Americana e escapar do rebaixamento.

A 2ª.divisão está em sua 13ª. edição, em pontos corridos, onde já passaram Atlético-MG, Corinthians, Vasco, Botafogo, Palmeiras e Internacional. O Coritiba que conquistou 2 títulos neste período, caiu ano passado e vai enfrentar dificuldades para retornar. É um campeonato muito equilibrado, com a chegada do CSA encontrando com o CRB, numa boa fase do futebol alagoano, o trio Goiás, Atlético-GO e Vila Nova-GO, o trio de Santa Catarina, Avaí, Figueirense e Criciúma, os paulistas Ponte Preta, Guarani, São Bento e Oeste, os paranaenses Coritiba e Londrina, os gaúchos Brasil-P (vice campeão estadual) e Juventude, e fechando o grupo com Boa Esporte, Fortaleza, Sampaio Corrêa e Paysandu-PA. Só lá para a virada do turno é que teremos uma noção do que vai acontecer.

A 3ª.divisão tem 20 clubes, que jogam no sistema de 2 grupos com 10 clube e 18 rodadas a jogar. Daí os 4 melhores vão para as Quartas, daí Semifinais e Decisão.
Então para o Grupo A, caíram Náutico (campeão estadual depois de 13 anos), Santa Cruz e ABC, chegando também Atlético-AC, Globo-RN e Juazeirense-BA da 4ª.divisão, com os remanescentes Confiança-SE, Botafogo-PB, Salgueiro-PE e Remo-PA. São 6 novos clube em 10 participantes. Pela tradição, os pernambucanos e mais Remo, ABC e Botafogo-PB são candidatos para as 4 vagas.
No grupo B, chegaram Luverdense-MT da Série B, fazendo com que o Cuiabá-MT mudasse do grupo A para o B, e o campeão da 4ª.divisão, o Operário-PR. Também muito equilíbrio, com os mineiros Tupi e Tombense, os paulistas Botafogo e Bragantino, e mais Volta Redonda, Joinville e Ypiranga-RS.

E fechando com a 4ª.divisão, com aqueles 68 clubes que garantiram de alguma forma uma vaga pela posição nos torneios estaduais. São 17 grupos com 4 clubes jogando 6 rodadas e depois as fases eliminatórias até as semifinais, quando definem os classificados para a 3ª.divisão e a decisão.
Teremos clubes muito conhecidos, como Nacional-AM, Ferroviário-CE, Moto Clube-MA, América-RN, Sergipe-SE, Campinense-PB, Treze-PB, Brasiliense-DF, Americano-RJ, Uberlândia-MG, Caxias-RS, Novo Hamburgo-RS e Mogi Mirim-SP. Alguns outros com interessantes participações nos Estaduais: Manaus-AM (bicampeão amazonense), e o Altos-PI (também bicampeão estadual). Mais ainda estreantes como o Barcelona-RO, o Sparta-TO, o Belo Jardim-PE, o Flamengo-PE, o Iporã-MS e o Novoperário-MS.
O que podemos afirmar é que 4 clubes irão subir de divisão, e só.

Post Anterior
Os próximos 30 dias de futebol na Europa e na América do Sul.
Próximo Post
Grandes Clássicos no Futebol Europeu - parte 8

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.