InícioAtualidadesO final da temporada europeia 2018/2019 na Europa – os melhores, os campeões…

O final da temporada europeia 2018/2019 na Europa – os melhores, os campeões…

O final da temporada 2018/2019 na Europa.
No último sábado, 2/6, com a decisão Liverpool x Tottenham pela Champions em Madrid considerou-se o final da temporada no futebol europeu.
Três dias antes, em Baku, os também ingleses Chelsea x Arsenal decidiam a Europa League.

Foi incontestável a supremacia dos times ingleses, que teve o Manchester City como grande destaque na Inglaterra ao conquistar a Supercopa, a Copa da Liga, o Premier League e a Copa da Inglaterra.

Outras supremacias continuaram na Alemanha, com o hepta nacional do Bayern Munique que teve bastante dificuldade de superar o Borussia Dortmund, este que liderou grande parte do campeonato até o confronto em que o Bayern fazia 5×0 no Borussia e assumia a liderança há poucas rodadas do final. O Bayern havia conquistado a Supercopa da Alemanha e fechou levando também a Copa da Alemanha.
A Juventus, na Itália chegou ao octa campeonato, com a 1ª.temporada do Cristiano Ronaldo que alcançou 21 gols no campeonato italiano, atrás de Piatek (Milan), Zapata (Atalanta) e Quagliarella (Sampdoria), mas com os títulos da Supercopa da Itália quando fez o gol contra o Milan e o conquista do Scudetto. Um craque que conquista por três grandes clubes europeus, o campeonato nacional na Inglaterra (Manchester United), na Espanha (Real Madrid) e agora na Itália (Juventus).
Também na Espanha, o Barcelona administrou praticamente a temporada toda na liderança de La Liga, com o Atlético Madrid tentando chegar, e um Real Madrid enfraquecido e desmotivado. Uma das decepções da temporada no futebol europeu que teve a saída do técnico Zidane (retornaria durante o 2º.turno) e do Cristiano Ronaldo. A supercopa o Barcelona conquistou sobre o Sevilla, conquistou o nacional e perderia para o Valencia na Copa Del Rey.

Em Portugal, houve muita disputa entre Benfica e Porto ao longo de toda temporada, e o time de Lisboa definindo o título já nas rodadas finais. O saldo de conquistas, o Porto conquistou a Supercopa, o Benfica ficou com o campeonato português e o Sporting com as Taça da Liga e Taça de Portugal.

Na França, o PSG conquistou seu 8º.título nacional de forma muito tranqüila com o elenco que tem em relação ao Olympique Lille, ao Lyon, ao Olympique Marseille e principalemente ao Monaco que ficou pelas últimas colocações em todo campeonato escapando do rebaixamento nas últimas duas rodadas.
O PSG abriu a temporada conquistando a Supercopa, mas depois foi eliminado na Copa da Liga e vice na Copa da França. De qualquer forma, nas últimas 7 temporadas são 21 títulos nacionais dentre os 28 possíveis.

Indo para a Holanda, o Ajax recuperou o título nacional depois de 4 anos, e também conquistaria a Copa da Holanda depois de 9 anos. A supercopa no início da temporada ficou com o Feyenoord na decisão sobre o PSV, que este ano passou em branco.

A próxima temporada 2019/2020 começará com as disputas das Supercopas nestes países. Abaixo os confrontos (na relação dos jogos o primeiro time foi o campeão nacional – nos casos da Alemanha, Inglaterra e Holanda, o vice nacional entra na decisão, pois o mesmo time venceu o nacional e a copa).

PORTUGAL – Benfica x Sporting
ESPANHA – Barcelona x Valencia
ITÁLIA – Juventus x Lazio
FRANÇA – P.S.Germain x Rennes
ALEMANHA – Bayern Munique x Bor.Dortmund
INGLATERRA – Manchester City x Liverpool
HOLANDA – Ajax x PSV Eindhoven

COPAS EUROPEIAS
A temporada começou com a Supercopa da UEFA entre Real Madrid x Atlético Madrid, e finalizamos agora com as decisões da Champions e League Europa.

SUPERCOPA DA EUFA
15.agosto.2018.quarta
Real Madrid 2×2 Atlético Madrid – (pr.0x2)
Le Coq Arena (Tallin) – Estônia – 12.424
Referee: Marciniak (Polônia)
Gols: Diego Costa 1, Benzema 27, Sérgio Ramos (P) 63 e Diego Costa 79 – prorrogação: Saul 98 e Koke 104.
Real Madrid (trainer Lopetegui)) – Navas, Carvajal, Varane, Sergio Ramos, Marcelo, Casemiro (76 Ceballos), Isco (83′ Lucas Vasquezc), Toni Kroos (102 Borja Mayoral), Gareth Bale, Ascnsio (57 Modric) e Benzema. Atlético Madrid (trainer Simeone) – Oblak, Juanfran, Godin, Savic e Hernandez; Saul, Koke e Lemar (90+1 Partey); Rodri Hernandez (105+3 Vitolo), Diego Costa (109 Gimenez) e Griezmann (57 Correa)
(*) O Atlético Madrid sagrou-se campeão.

EUROPA LEAGUE
Decisão
29.maio.2019.quarta
Chelsea 4×1 Arsenal
(Baki Olimpiya Stadionu – Baku-AZE)
Referee: Gianluca Rocchi (Itália) – Attendance: 51.370
Gols: Giroud 49, Pedro 60, Hazard (P) 65, Iwobi (ARS) 69 e Hazard 72.
Chelsea (trainer Mauricio Sarri) – Kepa, David Luiz, Azpilicueta, Emerson, Christensen Kovacic (Barkley), Jorginho, Kante, Hazard (Zappacosta), Giroud e Pedro (William). Arsenal (trainer Unai Emery) – Cech, Monreal (Guendouzi), Papastathopoulos, Koscielny, Kolasinac, Ozil (Willock), Xhaka, Maitland-Niles, Torreira (Iwobi), Aubameyang e Lacazette.
(*) O Chelsea sagrou-se campeão

CHAMPIONS LEAGUE
Decisão
01.maio.2019.sábado
Tottenham 0x2 Liverpool
Estádio Wanda Metropolitano – Madrid-ESP
Referee: Damir Skomina (Eslovênia) – Attendance: 63.272
Gols: Salah (P) 2 e Origi 87.
Tottenham (trainer Mauricio Pochettino) – Lloris, Vertonghen, Rose, Alderweireld, Trippier, Sissoko (Dier), Eriksen, Dele Alli (Llorente), Winks (Lucas Moura), Son e Harry Kane. Liverpool (trainer Jurgen Klopp) – Alisson, Matip, Van Dijk, Robertson, Alexander-Arnold, Wijnaldum (Milner), Henderson, Fabinho, Roberto Firmino (Origi), Mohamed Salah, Sadio Mane (Gomez).
(*) O Liverpool sagrou-se campeão

2019-2020
Nestes 45 dias o mundo do futebol vai ficando atendo as competições de seleções, na América do Sul, na Europa, na Àfrica, e em outros torneios.
Para a abertura da temporada 2020, teremos Liverpool x Chelsea na decisão da Supercopa da Europa, e aquelas decisões de supercopa nos principais países.
Até lá pessoal.

FOTO: 90min.

Post Anterior
Mundial Sub20 2019 em andamento, início Torneio de Toulon ....
Próximo Post
O Torneio de Toulon 2019 em disputa....

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.