InícioCompetiçõesO futebol europeu em seus campeonatos e copas, o que está acontecendo.

O futebol europeu em seus campeonatos e copas, o que está acontecendo.

Copas e Campeonatos Europeus – temporada 2017/2018
Neste fim de ano os campeonatos nacionais europeus vão ultrapassando já 1/3 das rodadas, além de seus principais clubes estarem na rodada final das copas europeias, e também nas copas nacionais.
Então vamos dar um balanço geral nestes países e ver como estão os clubes neste momento de seus campeonatos.

PORTUGAL
Na última rodada (13ª. de 34 no total), tivemos o clássico Porto 0x0 Benfica, que manteve o Porto na liderança, agora junto com o Sporting, ambos com 33 pontos, e seguidos pelo Benfica, com 30 pontos. Ainda nas próximas rodadas, o confronto entre Benfica x Sporting, tradicional clássico de Lisboa.
Na Taça de Portugal, aconteceu em novembro a Fase Dezesseis de Finais, já com a participação dos clubes da 1ª.divisão, com o trio Sporting, Porto e Benfica vencendo suas partidas únicas da fase, e com os três jogando em seus estádios.
A Taça da Liga está fase de grupos, e teremos duas rodadas (do total de três) nos dias 21 e 29 de dezembro. Os vencedores de cada um dos 4 grupos vão para as Semifinais.
Pela Champions, o Benfica fez a pior campanha da história com 6 derrotas na fase de grupos, e eliminado. O Sporting que estava no grupo de Barcelona e Juventus, assistiu os dois se classificarem, e agora vai para a Europe League. Já o Porto, goleou o Monaco por 5×2 e passou na 2ª.colocação, atrás do Besiktas. Pela Liga Europa, o Braga venceu o Grupo C enquanto o Guimarães foi eliminado pelo Grupo I.
E o craque português Cristiano Ronaldo, conquistou sua 5ª. bola de ouro da FIFA, em que são computados os votos de treinadores, torcedores e jornalistas. Pelo Real Madrid, na fase de grupos da champions, alcançou o recorde de marcar gols nas 6 rodadas da competição.

ESPANHA
A 14ª. rodada aconteceu com a surpresa do empate de Barcelona 2×2 Celta, porém não aproveitado pelo Valencia que foi derrotado pelo Getafe, estando a 5 pontos do líder catalão. Atlético Madrid e Real Madrid vem logo atrás com campanhas irregulares neste momento do campeonato. Agora em dezembro teremos o grande clássico Real Madrid x Barcelona no dia 23/12, que poderá reduzir a diferença de 8 pontos entre os dois. Antes disso o Real estará no Mundial da FIFA, jogando dia 13/dez a Semifinal e dia 16/dez a final/3ªcolocação.
Pela Copa do Rey, os grandes clubes jogaram a Dezesseis de Finais (partidas de ida/volta) e vão para as Oitavas que acontecem no início de janeiro. Os 3 grandes e mais Valencia e Sevilla vão enfrentar adversários mais fracos, jogando as partidas de ida em casa.
Pelas copas na Europa, o Barcelona garantiu a 1ª.coloação de seu grupo (Juventus em 2º.), o Real passou em 2º. (Tottenham em 1º.) e o Atlético Madrid foi para a Europa League com a 3ª.colocação no grupo de Roma e Chelsea. O Sevilla garantiu vaga na 2ª.colocação com o Liverpool vencendo o grupo E. Pela Liga Europa, o Villareal venceu o Grupo A, assim como o Atlético Bilbao venceu o grupo J e a Real Sociedad passou na 2ª.colocação do grupo L. Os 7 clubes espanhóis vão continuar nas copas, apenas o detalhe do Atlético Madrid mudando de competição.
O Atlético Madrid depois de anos ausente retornou as Copas em 2008, sendo campeão da Liga Europa em 2010 e 2012, e desde 2014 na Champions quando teve dois vices contra o Real e outras duas eliminações contra o próprio Real, numa Quartas e numa Semifinais. Talvez esteja indo forte para a Liga.

INGLATERRA
A temporada inglesa está tendo o City como destaque batendo recordes de vitórias e gols marcados. Com 8 pontos de frente sobre o rival United, sem enfrentam justamente nesta próxima rodada, a 16ª. do 1º.turno. Logo atrás estão Chelsea (o atual campeão), Liverpool e Arsenal, e também o Tottenham, que este ano está abaixo das últimas temporadas, pelo menos no inglês, pois na Champions passou na liderança do grupo do Real Madrid e Borussia Dortmund. O campeonato inglês tem sido um dos mais difíceis nos últimos anos, com futebol competitivo e clubes brigando muito pela liderança.
A Copa da Inglaterra está em sua Terceira Eliminatória, e na próxima fase, em janeiro já entram os clubes da Premier League. Na Copa da Liga, em outubro tivemos as Oitavas com classificação de Arsenal, City, United e Chelsea. Jogam agora em 18/12 as Quartas de Finais, sem confrontos entre eles.
Na Champions, o United venceu seu grupo, o Chelsea seguiu na 2ª.colocação do grupo C com Roma em 1º. e Atlético Madrid indo para a Liga Europa, o Liverpool venceu o grupo E, com o Sevilla também garantindo vaga. O Manchester City venceu o grupo F e o Tottenham também pelo grupo H. Os 5 clubes ingleses vão para as Oitavas, e pela primeira vez um país coloca este total de clubes para as fases eliminatórias. Como 4 deles venceram seus grupos, o Chelsea ficando na 2ª.colocação não poderá enfrenta-los. Vai acabar pegando um PSG, Barcelona ou Besiktas.
Na Liga Europa, o Everton foi eliminado no grupo E de Atalanta e Lyon, enquanto o Arsenal vencia o grupo H, passando junto com o Estrela Vermelha.

ITALIA
Depois da eliminação da seleção italiana para a Copa de 2018, o campeonato italiano seguiu em sua 15ª. rodada que teve novo líder, a Internazionale com a goleada de 5×0 sobre o Chievo. A equipe de Milão vai surpreendendo num campeonato que Napoli e Juventus estariam mais fortes. Tudo bem que estes estão na Champions, e logo na 2ª. e 3ª.colocações, respectivamente. Logo atrás estão Roma e Lazio, que vão acabar ficando por ali mesmo ao longo do campeonato.
A Copa da Itália já teve 4 fases sem os principais clubes do país, que entram agora nos confrontos de 13 e 20 de dezembro, pelas Oitavas de Finais da competição. Dois jogos interessantes, Fiorentina x Sampdoria e Roma x Torino. Serão partidas únicas, e já em 26/12 serão disputadas as Quartas de Finais.
Nas copas europeias, a Roma venceu seu grupo e o Chelsea classificando em 2º; e a Juventus ficando na 2ª.colocação com o Barcelona. Já o Napoli não conseguiu vaga e está indo para a Liga Europa. No grupo classificaram Manchester City e Shakhtar Donetsk, e uma horrível campanha do Feyenoord com 6 derrotas, as duas únicas vitórias do time italiano.
Milan, Atalanta e Lazio venceram seus grupos na Liga Europa, e estão na próxima fase, recebendo a companhia do Napoli.

ALEMANHA
O pentacampeão Bayern vai liderando o campeonato com vantagem de 6 pontos sobre o Leipzig (pelo 2º.ano fazendo boa campanha) completada a 14ª. rodada. O Borussia Dortmund vai na 6ª.colocação com 10 pontos atrás. A Copa da Alemanha teve em outubro a Dezesseis de Finais, com todos os clubes das divisões, e já nas Oitavas, dia 19/dez, o Bayern recebe o Dortmund em partida única. Outro grande confronto será entre Schalke x Colonia.
Nas copas, o Bayern venceu o PSG por 3×1 e ficaram com 15 pontos, mas com os alemães na 2ª.colocação. O Leipzig e o Borussia Dortmund ficaram na 3ª.colocação de seus grupos e estão indo para a Liga Europa, onde ficarão como únicos do país, já que Hoffenheim, Colonia e Hertha Berlim foram eliminados da fase de grupos.

FRANÇA
O PSG vai disparando na liderança do campeonato francês, mesmo com sua 1ª.derrota, na 16ª.rodada, contra o Strasburgo, e com 48 gols marcados e Cavani com 17 gols na artilharia. Lyon, Monaco e Olympique Marseille estão na 2ª.colocação com 9 pontos atrás.
A Copa da Liga vai ter as Oitavas de Finais em 13/dez com a estreia de PSG contra o mesmo Strasburgo que o derrotou agora, o Monaco receberá o Caen e o Lyon vai fora contra o Montpellier.
Na champions, o PSG ia batendo todos os recordes, com 25 gols marcados, com o Neymar quase marcando gols nas 6 rodadas (este recorde ficou para o Cristiano Ronaldo), e tentava a 6ª.vitória contra o Bayern, mas não conseguiu. Ainda assim ficou com a 1ª.colocação.
Apenas duas vezes um grupo venceu as 6 partidas na fase de grupos da Champions: o Real em 2012 e 2014. Na Liga Europa, pelo menos 5 vezes isso aconteceu nos últimos anos.
Ainda pela Champions, o Monaco foi eliminado pela 4ª.colocação do grupo G, atrás de Besiktas, Porto e Leipzig. Na Liga Europa, Lyon garantido pelo grupo E na 2ª.colocação atrás do Atalanta; e também Olympique Marseille e Nice, nas 2ª.colocações de seus grupos, respectivamente, com vencedores Salzburgo e Lazio.

HOLANDA / ESCOCIA
O PSV lidera na Holanda com 8 pontos sobre o AZ na 14ª. rodada. O Ajax está na 3ª.colocação e o atual campeão Feyenoord na 5ª.colocação, muito mal nesta temporada, tendo perdido 5 partidas na Champions. Já jogaram na Copa da Holanda pela Dezesseis de Finais e estão nas Oitavas a definir os confrontos. Com o Feyenoord eliminado na Champions e sem representante na Liga Europa, que fase do futebol holandês !!! E fora da Copa.
Na Escócia, o Celtic vai liderança (atual hexa, desde o tri anterior do Rangers, sua falência em 2011 e o retorno na temporada passada para a 1ª.divisão), com 7 pontos sobre o Rangers, na 16ª. rodada do total de 33.
Pela champions, o Celtic jogou 3 fases antes dos grupos e venceu 4 vezes. No grupo com PSG e Bayern, levou de 5×0 e 7×1 do time francês e outras duas derrotas para o time alemão, e ainda enfrentou o belga Anderlecht, vencendo fora por 3×0 e perdendo em casa por 1×0. Está indo para a Liga Europa, que não teve representante escocês na fase de grupos.

EM RESUMO – COPAS
Os 8 times da Champions que foram para a Liga Europa são bem fortes (CSKA Moscou, Celtic, Atlético Madrid, Sporting, Spartak Moscou, Napoli, Leipzig e Bor.Dortmund), prometendo bons confrontos com os que estão lá.
Surpresas negativas da Champions foram Benfica, Feyenoord e Monaco, campeões nacionais da última temporada, que nem para a Liga Europa conseguiram ir.
O PSG bateu o recorde de gols em 6 rodadas da Fase de Grupos da Champions, chegando aos 25 gols e superando o recorde do ano passado do Borussia Dortmund com 21 gols (o Barcelona tinha feito 20 gols). Mas o Liverpool este ano também chegou aos 23 gols. A vez anterior que um clube havia superado os 20 gols havia sido o Barcelona em 2012 com 20 gols. No ano anterior, Tottenham e Arsenal tinham chegado aos 18 gols.
Também tivemos o recorde do Cristiano Ronaldo com 9 gols nestas 6 rodadas, e pelo menos 1 gol em cada jogo.
Na próxima segunda, dia 11/dez haverá o sorteio de confrontos tanto da Champions quanto da Liga Europa, das fases que serão disputadas entre fevereiro e maio/2018.
Dois critérios são estabelecidos: não haver confronto de clubes do mesmo país, e também de clubes que estavam no mesmo grupo.
Os primeiros colocados de cada grupo formam o pote 1 e os segundos colocados, o pote 2.

Post Anterior
Depois do Rebaixamento.... clubes brasileiros.
Próximo Post
Divisões do campeonato brasileiro para 2018 - encontros e desencontros dos clubes

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.