InícioAtualidadesO futebol voltando aos campos !!!

O futebol voltando aos campos !!!

E o futebol voltando aos campos !!!
Pouco mais de 60 dias em que o futebol parou no mundo inteiro, estamos diante do retorno do campeonato alemão (nas últimas semanas já tivemos futebol na Bielorrússia e Coréia), mas considerando um grande centro de futebol, a Alemanha está sendo a primeira. Já temos algumas datas para 4/jun em Portugal e 14/jun na Inglaterra, enquanto França e Holanda definiram que a temporada 2019/2020 já foi encerrada definitivamente.
Ainda estamos aguardando na Espanha e Itália, dois países muito afetados.

Aqui pela América do Sul, a Libertadores e Sul-Americana ainda sem previsão, assim como no Brasil com alguns clubes já reiniciando treinamentos. O que pode tardar aqui é que estamos no pior mês da pandemia, em que saímos de mil e poucos mortes em 10 de abril, e ultrapassamos 12 mil em 14 de maio agora.

Outra questão é que todos os dados e notícias que no Brasil são publicados comparam aos países e não as nossas “regiões = estados” que tem geograficamente tamanho e população equivalentes aos países europeus.

Uma comparação razoável seria que o Estado do Rio de Janeiro com 14 milhões de pessoas em 43 mil km2 já passamos de 2,2 mil mortes, e Portugal com 11 milhões de pessoas em 94 mil km2, atingiram até recentemente 1,1 mil mortes. E assim por diante se compararmos a Espanha com Minas Gerais ou Bahia. O fato é que em cada Estado nosso, a situação é diferenciada.

Nada será como antes, e não haverá um 1º. de janeiro, ano novo, vida nova. Tudo daqui pra frente será um “processo de transformação” e vamos conviver com o covid-19 no futuro.
Em relação ao futebol, a princípio haverá necessidade de reduzir o ritmo de jogos em quase todos os campeonatos mundo afora, talvez retornando ao ritmo de 40, 50 anos atrás.

Podemos imaginar que os clubes que jogam 70/80 partidas numa temporada seja algo não mais aceito e haja manifestações de seguimentos do futebol, como os jogadores, os técnicos, etc..
O mundo do futebol chegou a um ponto, tanto por sua globalização como por sua intensidade de jogos, investimentos, partidas todos os dias, que pode ser provável que este ritmo se reduza bastante, pois retornar ao que tínhamos, estádios cheios, transmissões, mídias, lucros de imagem, milhões e milhões de audiência e valores investidos, já não seja uma possibilidade.

Podemos estar presenciando um “novo marco zero” no futebol mundial. Antes e depois da pandemia.
Quanto as competições, todos nós apaixonados pelo futebol, também vamos “estranhar” transmissões sem públicos, e talvez a própria disputa da bola receosa.

Opinão SiteFUTEBOL

O que está previsto:
Alemanha retornando em 16 de maio de 2020 – 9 rodadas para terminar.
Portugal projetando para 4 de junho e Inglaterra em 16 de junho de 2020. – 10 e 9 rodadas, respectivamente.
Champions e Europe League em agosto, para finalizar a temporada 2019/2020 – oitavas, quartas, semifinais e final.

O que já definiu:
França: PSG campeão e classificação por aproveitamento de pontos, já que havia clubes com quantidade de jogos disputados diferentes.
Holanda: a princípio no houve nem campeão nem rebaixamentos. Quanto à classificação para copas européias também sem definição.

Outros campeonatos o que falta fazer.
ITÁLIA – 12 rodadas por jogar. Juventus (63) e Lazio (62) seguem na frente.
ESPANHA – 11 rodadas por jogar. Barcelona (58) e Real Madrid (57) seguem na frente.
FRANÇA – 10 rodadas por jogar. PSG com 12 pontos sobre o Olymp.Marseille.

Como estão os campeonatos – América do Sul.
LIBERTADORES – na fase de grupos com 4 rodadas a concluir. Depois as oitavas, quartas, semifinais e eecisão.
SUL-AMERICANA – concluída a primeira fase, seguirá a segunda, oitavas, quartas, semifinais e decisão.

Como estão os campeonatos – Brasil.
Ainda sem previsão de qualquer tipo de retorno. Estamos no ápice da pandemia.

FOTO: trivela.com.br

Post Anterior
Torneios de Seleções entre 1964 e 1998.
Próximo Post
Conjunto de Confrontos, os grandes clubes contra times do Dist.Federal e Esp.Santo, parte 8b.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.