InícioAtualidadesOs próximos 30 dias de futebol na Europa e na América do Sul.

Os próximos 30 dias de futebol na Europa e na América do Sul.

Os 30 dias no futebol europeu 2017-2018 e na América do Sul.
Nas semanas finais da temporada europeia, os principais campeonatos estão na reta final, e alguns já com campeões estabelecidos antecipadamente. Também vão se definindo as Copas e Taças nestes países, inclusive com decisões neste fim de semana.
Além disso, os semifinalistas da Champions e Europe League já irão jogar na próxima semana as partidas de ida.

Aqui pela América do Sul, a Taça Libertadores está pela 3ª.rodada da Fase de Grupos. Na Copa Sul-Americana, estamos ainda na primeira fase com confrontos que já foram definidos os classificados, e outros que ainda vão jogar no mês que vem.

Aqui no Brasil, teremos as Semifinais da Copa do Nordeste e a Decisão da Copa Verde. A Copa do Brasil definiu os 5 classificados que se juntarão aos 11 pré-classificados que estão na Libertadores e garantidos por outros critérios.

É isso, muita coisa está e vai acontecer nestes 30 dias, para então ficar todo mundo focado na Copa do Mundo.

Vamos começar com os países em que no meio de semana estarão disputando as Semifinais da Champions.

ESPANHA– O Real Madrid vai para o embate contra o Bayern Munique, jogando a 1ª.partida em Munique, enquanto no campeonato espanhol há 5 rodadas do fim, o Barcelona tem 12 pontos sobre o Atlético Madrid, podendo garantir o título na próxima rodada. Porém antes, enfrenta em partida única neste sábado, o Sevilla, pela decisão da Copa do Rey, em Madrid, no Estádio Metropolitano Wanda, de propriedade do Atlético Madrid.

ALEMANHA – O Bayern Munique já conquistou seu 6º.título seguido, chegando ao 28º.título do campeonato alemão. Esta semana fez 6×2 no Bayer Leverkusen fora de casa, pela semifinal da Copa da Alemanha, e decidirá o título contra o Eint.Frankfurt que derrotou o Schalke por 1×0 fora de casa. A decisão será dia 19/5 no Estádio Nacional de Berlim. Os tradicionais Colonia e Hamburgo vão caindo para a 2ª.divisão.

INGLATERRA – O Manchester City conquistou seu 5º.título do campeonato inglês, o terceiro desde que recebeu investimentos externos. Foi beneficiado pela derrota do Manchester United. Faltam 5 rodadas para acabar o campeonato. O Liverpool – que o eliminou da Champions – jogará pela Champions contra a Roma, que eliminou o Barcelona, com a 1ª.partida sendo em Anfield.
Mas neste fim de semana, jogam as semifinais da Copa da Inglaterra, com Manchester United x Tottenham e Chelsea x Southampton. Os jogos serão em Wembley, como campo neutro, apesar do Tottenham estar usando como “sua casa” nesta temporada, enquanto seu novo estádio não fica pronto. A Copa da Liga foi conquistada pelo Manchester City. E na abertura da temporada, a supercopa tinha ficado com o Arsenal.

ITÁLIA – O 4º.clube da semifinal da Champions, é a Roma, que eliminou o Barcelona, e jogará na Inglaterra contra o Liverpool na partida de ida. No Italiano, está na 3ª.colocação junto com a rival Lazio, brigando por vaga na Champions. A liderança está com a Juventus, que busca seu 7º.título consecutivo, recorde absoluto na história do país, com 4 pontos sobre o Napoli, isto porque no meio de semana, a Juventus apenas empatou com o Crotone e o Napoli goleava a Udinese. Neste domingo, o confronto direto em Turim. A Copa da Itália será decidida em 27/5, no clássico Juventus x Milan.

PORTUGAL – No campeonato português, na semana passada o Benfica recebeu o Porto, com 2 pontos de vantagem, e foi derrotado no minuto final, deixando a equipe do Norte na liderança com 1 ponto de vantagem, há 4 rodadas do final. O Sporting venceu o Belenenses e está há 3 pontos do Benfica, com confronto entre eles na penúltima rodada. Os encarnados buscam seu 5º.título consecutivo inédito – somente o Porto tem um penta nacional nos anos 1990. E o Sporting ainda pode alcançar o rival Benfica, pela 2ª.colocação. O Sporting está numa temporada considerada muito boa, pela participação na Champions e depois na Liga Europa. Conquistou a Taça da Liga em janeiro e fechando esta temporada, em 20/5, decidirá a Taça de Portugal contra o Desportivo Aves.

FRANÇA – O P.S.Germain recuperou o título francês – perdido ano passado para o Monaco – e justamente contra o Monaco, aplicou um 7×1 na rodada passada, garantindo seu 7º.título francês, igualando-se ao Lyon (7), atrás agora do próprio Monaco e do Nantes, ambos com 8 taças, e ainda acima com Marseille (9) e Saint-Etienne (10). O P.S.Germain abriu a temporada conquistando a Supercopa sobre o Monaco, conquistou a Taça da Liga sobre o Monaco, e agora do campeonato nacional. Este meio de semana passou pelo Caen, pela Copa da França, e vai decidir contra o Les Herbies, da 3ª.divisão, em 8/5. Deve fechar com mais um título.

HOLANDA – Com os grandes Ajax, Feyenoord e PSV fora das copas europeias, seguiram-se as competições nacionais, e na semana passada o título já ficou com o PSV, ao vencer o Ajax por 3×0. O Feyenoord, campeão do ano passado, está na 4ª.colocação, mas estará decidindo a Copa da Holanda neste domingo, contra o AZ Alkmaar. Supercopa, na abertura da temporada ficour justamente com o Feyenoord.

CHAMPIONS
Semifinais
24.abril.2018.terça
Liverpool x Roma
25.abril.2018.quarta
Bayern Munique x Real Madrid
01.maio.2018.terça
Real Madrid x Bayern Munique
02.maio.2018.quarta
Roma x Liverpool

EUROPE LEAGUE
Semifinais
26.abril.2018.quinta
Olymp.Marseille x Salzburgo
Arsenal x Atlético Madrid
03.maio.2018.quinta
Salzburgo x Olymp.Marseille
Atlético Madrid x Arsenal

LIBERTADORES – A fase de grupos seguiu neste meio de semana com mais uma a rodada. Todos agora com 3 jogos disputados. Em 8 grupos, o Libertad é a melhor campanha com 3 vitórias contra Atlético Tucuman, Penarol e The Strongest. Nos outros grupos a liderança está com clubes que fizeram entre 6 e 7 pontos.
Dos clubes brasileiros, Palmeiras e Corinthians lideram seus grupos com 7 pontos, e o Santos com 6 pontos. O Flamengo está junto com o River Plate com 5 pontos na liderança, mesma pontuação do Grêmio, na 2ª.colocação do Grupo 1. Já Cruzeiro e Vasco que estão no mesmo grupo, estão em situação mais complicada, pois estão a pelo menos 5 pontos do líder e 3 pontos da 2ª.colocação. Lembrando que se enfrentam nas 3 rodadas restantes. Em tese, todos podem se classificar, porém na prática as dificuldades existem.

COPA SUL-AMERICANA – São 44 participantes nesta fase inicial, em que 11 já foram definidos com a classificação do Caracas, Lanus, Nacional-PAR, Cerro-URU, General Diaz, Deportivo Cuenca, Rampla Juniors, Defensa-ARG, Huachipato-CHI, El Nacional e Colon. Os outros 11 confrontos já tiveram a 1ª.partida, incluindo os 6 clubes brasileiros, em que dois deles Atlético-PR e Fluminense venceram por 3×0 jogando em casa, contra Newells Old Boys e Nacional Potosi, respectivamente. Os outros 4 brasileiros somente o Botafogo venceu, por 2×1 ao Audax Italiano. O São Paulo empatou em 0x0 com o Rosario Central, enquanto Atlético-MG e Bahia perderam, ambos por 1×0, para San Lorenzo e Blooming. As partidas de volta serão entre os dias 7 e 9 de maio. Daí estarão definidos os 22 classificados.

COPA DO BRASIL – Nas últimas semanas, tivemos a Quarta Fase, com 5 confrontos, em ida de volta. Os classificados foram Atlético-MG, Atlético-PR, Goiás, Vitória-BA e Ponte Preta. Agora vão se juntam aos clubes que jogam a Libertadores e mais os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e 2ª.divisão nacional.

Quarta Fase
04.abril.2018.quarta
Atlético-MG 4×0 Ferroviário-CE – 13.932
Atlético-PR 2×1 São Paulo – 22.865
11.abril.2018.quarta
Avaí 2×2 Goiás – 7.657
Internacional 2×1 Vitória-BA – 17.525
Ponte Preta 3×0 Náutico – 3.541
18.abril.2018.quarta
Ferroviário-CE 2×2 Atlético-MG – 1.171
Goiás 2×0 Avaí – 21.262
Náutico 1×0 Ponte Preta – 1.347
19.abril.2018.quinta
São Paulo 2×2 Atlético-PR – ???
Vitória-BA 1×0 Internacional – ???

Oitavas de Finais – Datas a confirmar
Atlético-MG x Chapecoense
Atlético-PR x Cruzeiro
Bahia x Vasco
Goiás x Grêmio
Vitória-BA x Corinthians
América-MG x Palmeiras
Ponte Preta x Flamengo
Luverdense-MT x Santos

COPA DO NORDESTE – Definidos os confrontos das Quartas de Finais, porém sem datas previstas: ABC x Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa x Vitória-BA, CRB x Ceará e Botafogo-PB x Bahia, nesta ordem com os mandos de campo das partidas de ida.

COPA VERDE – A decisão já começa na próxima semana, dia 25/4 com Atlético-ES x Paysandu-PA, este pelo 3º.ano consecutivo na decisão desta competição. A partir de volta será no dia 16/5, em Belém.

#

Post Anterior
Públicos nos clássicos estaduais de 2018.
Próximo Post
O Campeonato Brasileiro começou - as divisões e o que esperar.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.