InícioCompetiçõesResenha do futebol europeu, após o retorno.

Resenha do futebol europeu, após o retorno.

Resenha do futebol europeu no retorno.
Com mais de 30 dias que o futebol retornou nos campeonatos europeus vamos atualizar o que já aconteceu por lá.

ALEMANHA – o 1º.país dos grandes centro a retornar com campeonato alemão e foi lá que saiu o 1º.campeão pós-pandemia, o Bayern Munique com o inédito octacampeonato alemão. Na história o Bayern havia sido campeão somente 1 vez, em 1932, muito antes da Bundesliga. De lá pra cá foram 29 conquistas. Neste retorno foram 8 rodadas completas e a última a se realizar no próximo fim de semana. Também já foram jogadas as semifinais da Copa da Alemanha, e o Bayern Munique vai decidir o título contra o Bayer Leverkusen dia 4/7 próximo, fechando a temporada. E pra aqueles que não acreditaram, os alemães já estão conseguindo isso. O Bayern Munique chegou aos 79 pontos, seguido do Bor.Dortmund com 69 e mais Leipzig (63, Borussia M. (62) e Bayer Leverkusen, 60 pontos. Lamentamos que a França e a Holanda tenham se precipitado em não concluir suas temporadas.

PORTUGAL – foi o 2º.país a retornar no início de junho e já completou 3 rodadas, ainda faltando outras 7 por jogar. Porto e Benfica vão brigando ponto a ponto, e estão com 64 pontos em 27 rodadas, com vantagem do confronto direto para o time do norte do país. Mais distantes na classificação estão Sporting (49) e Braga (47). Ainda faltará a decisão da Taça de Portugal entre Porto x Benfica em partida única.

ITÁLIA – junto com a Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia, o futebol italiano retornou semana passada com as partidas de volta da Copa da Itália, Juventus 0x0 Milan e Napoli 1×1 Internazionale que levaram Napoli x Juventus para a decisão que aconteceu nesta quarta. O empate sem gols levou a partida para os pênaltis, vencida pelo Napoli por 4×2 e o título. Neste fim de semana, foram 4 partidas pelo campeonato nacional, que haviam sido adiadas da 25ª. rodada. Então agora estamos com 26 rodadas completas, a Juventus com 63 e a Lazio com 62 pontos. Ainda serão 12 rodadas para terminar e muito pode acontecer. A partir desta segunda começam a ser disputadas seguidamente.

ESPANHA – também muito afetada pela pandemia, a Espanha retornou com seu futebol no dia 12 de junho, e já realizou 3 rodadas. E neste fim de semana o Real Madrid iguala em pontos ao Barcelona (65 pontos – o Atlético Madrid está com 52 pontos muito atrás), mas com a vantagem do confronto direto. Ainda serão mais 8 rodadas e 24 pontos por disputar, e está aberta a luta pelo título. Os dois estão na Champions, mas pela Copa Del Rey a decisão será entre Atlético Bilbao e Real Sociedad, ainda por marcar a data, provavelmente após o término do campeonato.

INGLATERRA – e por fim, dos grandes centros, os ingleses que retornaram na quarta passada com dois jogos atrasados, Aston Villa 0x0 Sheffield United e Manchester City 3×0 Arsenal. Na sexta começou a 30ª.rodada, com vários jogos. As 8 rodadas seguintes seguirão nas próximas semanas. O Liverpool que ficou no 0x0 com o Everton está com pelo menos 20 pontos a frente do City que está jogando nesta segunda. Ainda neste meio de semana, o Liverpool recebe o Crystal Palace e o City vai a Londres enfrentar o Chelsea. No dia 2/7 (na outra quinta) jogam City x Liverpool quando poderá estar sendo definido o título para o time de Liverpool, após exatos 30 anos.
As outras competições da Inglaterra, na abertura da temporada o City derrotou o Liverpool na Supercopa, e o City também conquistou a Copa da Liga sobre o Aston Villa. A Premier League vai ficar com o Liverpool e a Copa da Inglaterra terá neste próximo fim de semana os jogos das quartas: Norwich x Manchester United, Sheffield United x Arsenal, Leicester x Chelsea e Newcastle x Manchester City. Depois as semifinais e a decisão.

Percebemos claramente que os franceses e holandeses se precipitaram em muito, trazendo prejuízos para os clubes, torcedores e outros segmentos do futebol em determinar o final de suas temporadas. E olha que a UEFA deixou um bom tempo, praticamente junho e julho, para que os países concluíssem suas temporadas, inclusive adiando a Eurocopa comemorativa de seus 60 anos. Não é somente aqui no futebol brasileiro que dirigentes e governantes aprontam !!!

CHAMPIONS e EUROPA LEAGUE
A UEFA já definiu o que vai acontecer para conclusão das copas. Na Champions, em 6/ago jogam as partidas de voltas das Oitavas, Bayern Munique x Chelsea (ida 3×0), Barcelona x Napoli (ida 1×1), Manchester City x Real Madrid (ida 2×1) e Juventus x Lyon (ida 0x1) para concluir a fase. Os 8 classificados – já garantidos P.S.Germain, Atlético Madrid, Leipzig e Atalanta – vão para Sede em Lisboa, a partir de 15/8, para jogarem em confronto único as quartas, semifinais e decisão, a maneira que a UEFA encontrou para terminar a competição.
Pela Europa League, em 4/ago jogam as 8 partidas de volta das Oitavas, entrando em campo times como o Eint.Frankfurt, Manchester United, Wolverhampton, Bayer Leverkusen, Rangers e Wolfsburgo.

FOTO: DW.com

Post Anterior
Maracanã, 70 anos. História, números e fatos.
Próximo Post
Goleadas entre clubes com mais de 10 gols marcados - parte 2/3.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.