InícioCompetiçõesResenha dos Estaduais 2020 até aqui.

Resenha dos Estaduais 2020 até aqui.

Os Estaduais 2020 pós-pandemia.
Depois que o campeonato carioca retornou e definiu o Flamengo como campeão, na seqüencia outros estados retomaram com seus jogos, alguns com rodadas pendentes de fases ou turnos e outros já indo para as fases decisivas.
Antes porém, vamos ver como ficou a Copa do Nordeste. Quando foi paralisada na rodada de 15/3, restava ainda mais a 8ª. e última rodada da primeira fase, com 16 participantes divididos em dois grupos com 8 clubes e estavam se enfrentando um grupo contra o outro. Em 22/7 esta rodada era realizada, e os clubes classificados seriam Fortaleza-CE, Bahia-BA, Botafogo-PB e Sport-PE pelo grupo A e Confiança-SE, Ceará-CE, Vitória-BA e Santa Cruz-PE. A organização da competição então definia que as fases decisivas seriam disputadas nas cidades baianas de Pituaçu, Feira de Santana e na capital Salvador.

Quartas de Finais
25.julho.2020.sábado
Ceará 1×0 Vitória-BA
Fortaleza 0x0 Sport (pe.4×1)
Confiança-SE 0x0 Santa Cruz-PE (pe.4×2)
Bahia 3×1 Botafogo-PB

Semifinais
28.julho.2020.terça
Fortaleza 0x1 Ceará – Gol: Klaus 23.
29.julho.2020.quarta
Bahia 1×0 Confiança-SE – Gol: Daniel 87.

Decisão
01.agosto.2020.sábado
Ceará 3×1 Bahia
Gol: Fernandão (Ba) 25, Fernando Sobral 27, Cléber 56 e Mateus Gonçalves 76.
04.agosto.2020.terça
Bahia 0x1 Ceará
Gol: Cleber 60.
O Ceará sagrou-se campeão.

Principais Artilheiros
Vinícius (Ceará) 5
Tiago Orobó (América-RN) 4
Gilberto (Bahia) 4
Rafael Longuine (CRB) 4
Wellington Paulista (Fortaleza) 4
.
ESTADUAIS
Pelo país então são 13 campeonatos estaduais que retomaram:

SÃO PAULO – da primeira fase duas rodadas foram disputadas nos dias 22/23 e 26 de julho, garantindo os 8 times classificados. Com duas vitórias o Corinthians conseguiu sua classificação que estava ameaçada. A melhor campanha tinha sido do Bragantino, justamente do grupo do Corinthians, e o confronto vencido pelo time da capital por 2×0. Além do Bragantino que foi eliminado como mandante, também o São Paulo 2×3 Mirassol e Santos 1×3 Ponte Preta. Somente o Palmeiras fazia 2×0 no Santo André. Na sequência, Corinthians 1×0 Mirassol e Palmeiras 1×0 Ponte Preta, e os rivais indo para a decisão em dois jogos. Placar em branco na 1ª.partida, e próxima sábado a definição. O Corinthians busca o inédito tetra estadual, e o Palmeiras uma conquista depois de 11 anos.

RIO GRANDE DO SUL – neste meio de semana, o Grêmio fazia 2×0 no Internacional para conquistar o 2º.turno e decidir o título em 2 confrontos contra o Caxias, que lá 22/2 conquistava o 1º.turno sobre o próprio Grêmio. Antes disso, na volta do futebol, 3 rodadas foram realizadas dos grupos do 2º.turno, as semifinais com Internacional 4×0 Esportivo e Grêmio 4×3 Novo Hamburgo, e a decisão Grêmio 2×0 Internacional. O Grêmio estará buscando um tricampeonato enquanto o Caxias a 2ª.conquista estadual, depois de 20 anos.

MINAS GERAIS – com os rivais Atlético e Cruzeiro vivendo absurdo contraste em toda a história do futebol mineiro, o Galo garantiu a vaga na decisão contra o surpreendente Tombense, o melhor da primeira fase em 11 rodadas, que foi concluída nos dias 26 e 29 de julho. Nas semifinais, o Atlético passou pelo América com 2×1 e 3×0, e a Tombense pela Caldense por 1×0 e 2×0. A decisão agora será em duas partidas. Já a Raposa, além da eliminação no mineiro, pois ficou na 5ª.colocação, vai vivendo sua “via crusis”, com processos, ameaças de rebaixamento, e se preparando para a 2ª.divisão nacional.

SANTA CATARINA – o futebol locou passou por fato curioso, pois como já havia encerrada a primeira fase em 11 rodadas, com 8 classificados e 2 para o play-off de rebaixamento (o Concórdia-AC venceria o Atlético Tubarão por 2×0 e 2×1), o retorno já seria para as Quartas, e lá em 8/7, quando o Estadual do Rio já estava nas finais, e então depois das partidas de ida, casos de Covid surgiriam, adianto por 20 dias as partidas de volta. Seguiam no campeonato a Chapecoense, Criciúma, Juventus-JS e Brusque, depois de eliminarem, respectivamente, Avaí, Marcílio Dias, Figueirense e Joinville. Nas semifinais, no pênaltis a Chapecoense passava pelo Criciúma, depois de 1×0 para cada um, e o Brusque fazia 3×2 e 0x0 contra o Juventus-JS. A decisão ainda não está marcada, em duas partidas, em Chapecó e depois em Brusque.

PARANÁ – para os rivais Atlético x Coritiba poderia ser apenas mais uma decisão, na verdade havia um empate de 9 títulos para cada na história. E o rubro-negro tornou-se pela primeira vez tricampeão estadual. Depois dos bicampeonatos de 1929-1930, 1982-1983 e 2000-2001, agora sim a 3ª. conquista. E na decisão duas vitórias nos minutos finais, 1×0 no domingo e 2×1 nos acréscimos desta quarta. O campeonato teve 12 participantes que jogaram 11 rodadas ainda antes da pandemia, e nesta seqüência, sempre ida e volta, as quartas, semifinais e decisão. O Atlético então fazia 1×1 5×0 no Londrina, 5×1 0x0 no Cascavel-FC e 1×0 e 2×1 no Coritiba. Indiscutível conquista, apesar de a decisão quase parar nas penalidades.

BAHIA – nesta quarta, Atlético 0x0 Bahia, em Pituaçu e a volta na mesma cidade será neste sábado. Nas semifinais antes, Juazeirense 1×4 2×0 Atlético, Jacuipense 0x2 2×2 Bahia, que haviam se classificado após as 9 rodadas da primeira fase, duas delas realizadas nos dias 23 e 26/julho. O Vitória ao ficar na 5ª.colocação estaria eliminado. O Bahia vai buscar um tricampeonato, enquanto o Atlético seu 1º.título estadual. O Bahia foi derrotado em 2 jogos contra o Ceará pela Copa do Nordeste, nesta semana.

CEARÁ – os rivais Ceará x Fortaleza vão decidir o campeonato em duas partidas, ainda sem datas, semanas depois de se confrontarem nas semifinais da Copa do Nordeste, em partida única realizada em Salvador. O Ceará está comemorando o título Regional, que em 2019 ficara justamente com o Fortaleza. Nas semifinais do cearense, Ceará 1×0 Ferroviário e Fortaleza 1×0 Guarany Sobral, depois de terem realizado 7 rodadas da segunda fase (duas delas agora no retorno da pandemia).

PERNAMBUCO – e a surpresa apareceu no campeonato pernambucano. Depois de 75 anos conquistas de apenas Sport, Santa Cruz e Náutico, o Salgueiro alcança seu primeiro título estadual, que por sua história mais recente já estava flertando. O clube que entrou para o profissionalismo em 2005, na cidade de mesmo nome, e no mesmo ano já estava na 2ª.divisão estadual. Em 2008 chegava ao campeonato pernambucano da 1ª.divisão e ainda participaria da 3ª.divisão do brasileiro, quando ficaria entre os 20 classificados para formar a Nova 3ª.divisão a partir de 2009, já que estava sendo criada da 4ª.divisão nacional. Quem ficara para trás na CB3-2008 era o Santa Cruz-PE. Em 2011 estava disputando a 2ª.divisão nacional, e depois de volta à 3ª.divisão do país entre 2012 e 2018, exceto em 2013 quando foi à 4ª.divisão e voltou. Desde 2012 no Estadual já estava incomodando os grandes de Recife. Semifinais em 2012 contra o Santa Cruz (vencendo uma das partidas), em 2014 nas semifinais contra o Náutico e a disputa da 3ª.colocação contra o Santa Cruz a quem derrotaria; em 2015 eliminando o Sport nas semifinais para decidir contra o Santa Cruz e derrotado; em 2017, passando pelo Santa Cruz nas semifinais e decidindo o campeonato contra o Sport, sendo derrotado. Parabéns ao Salgueiro por sua conquista.
Ainda pelo campeonato, depois de 9 rodadas da primeira fase, os 6 primeiros seguiram com um play-off e as semifinais, para a então a decisão. O tradicional Sport ficando na 7ª.colocação disputava um quadrangular de rebaixamento, superando facilmente Petrolina, Decisão e Vitória.

ALAGOAS – o 4º.campeão estadual foi o CRB, ao derrotar o rival CSA por 1×0 em partida única da decisão. Nas semifinais passaram por Arapiraca (pênaltis 3×1 depois de 0x0 ) e Murici (CSA 4×0). Duas rodadas da primeira fase em 7 rodadas foram disputadas em 29 e 31 de julho.

SERGIPE – ainda em março/20, depois da 7 rodadas da primeira fase, já havia começado o Quadrangular Final, em sua 1ª.rodada. Depois da volta em 27/7, e o Confiança intercalando jogos da Copa do Nordeste em que foi semifinalista, já temos 4 rodadas realizadas com o time Azul na liderança com 10 pontos, seguido do Sergipe com 8 pontos, justamente o confronto na 5ª.rodada em que poderá definir o título. Depois ainda o Confiança jogará contra o Itabaiana, e o Sergipe contra o Frei Paulistano.

PARAÍBA – os dois rivais de Campina Grande, Campinense e Treze, vão decidir o campeonato, depois de 12 anos. Os dois times reverteram os resultados da 1ª.partida contra respectivamente, contra o Sousa (2×2 0x0) e contra o Botafogo (0x2 2×0) para se classificarem na disputa de pênaltis. A primeira fase do campeonato havia sido disputada por 10 clubes, em 10 rodadas, divididos em 2 grupos e se enfrentando grupo contra grupo. Os rivais se enfrentaram com empate em 1×1 e vitória do Treze por 1×0 já agora depois do retorno do campeonato.

PARÁ – definidas neste meio de semana os confrontos das semifinais, Paragominas x Paysandu e Castanhal x Remo, em jogos de ida e volta. A primeira fase teve 10 rodadas com 10 participantes (que estavam divididos em dois para efeito da tabela), e os 4 melhores então estão nas semifinais.

MARANHÃO – em sua fase de play-offs como São José-REC x Imperatriz e Pinheiro x Juventude, em ida e volta, para vaga nas semifinais contra Moto Clube e Sampaio Corrêa que aguardam. O detalhe negativo no campeonato foi o rebaixamento do Maranhão, além do Cordino também. A primeira fase teve 7 rodadas e eles foram os dois últimos colocados. O Cordino vinha disputando o estadual da 1ª.divisão desde 2011 tendo chegado à decisão contra o Sampaio Corrêa em 2017, ficando com o vice. O tradicional Maranhão havia sido campeão da 1ª.divisão em 2013, rebaixado em 2014 e campeão da 2ª.divisão em 2015.

Incluindo o campeonato carioca, temos então 14 Estados que retornaram e alguns já com os campeões. Faltam agora mais 13 outros estados se prepararem para o retorno.
Mas antes disso, já neste próximo fim de semana começam a 1ª., 2ª. e 3ª. divisões do Brasileiro. A 4ª.divisão terá uma fase preliminar com 4 confrontos, antes da fase de grupos que este ano foi adaptada para 8 grupos de 8 participantes em 14 rodadas, que data prevista para início em 19 de setembro.

FOTO: folhape.com

Post Anterior
Finalizando a temporada no futebol europeu 2019/2020 - países.
Próximo Post
A seqüência das Copas Europeias 2019/2020.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.