Apresentação:

Nascido em 1964, na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, onde passei a infância, pude perceber logo na juventude, a minha paixão pelas ruas, pela cidade e pelas construções e seus materiais, e que me levou naturalmente a minha formação profissional como Arquiteto, profissão que exerço há 28 anos.

Lá pela minha adolescência, já residindo em Niterói-RJ me deslumbrei explicitamente pelo futebol. Conheci o Maracanã aos 11 anos idade e desde então acompanhar o esporte, jogá-lo e me interessar por tudo que o cerca foi efetivamente a minha segunda paixão. As revistas esportivas, jornais, o radinho de pilha, os resultados, as anotações, os fichários, a máquina de escrever manual, os cadernos, o computador, as encadernações, os arquivos, as planilhas… Os anos se passaram e o mundo de informações de campeonatos, seleções, clubes, histórias, almanaques, livros, tabelas, pôsteres, passaram a ocupar os meus espaços em casa.

Do resultado disso tudo, um grande acervo de informações está disponível, em prateleiras, gavetas e no computador. Além das informações que de certa forma podemos encontrar em sites da internet, muito material foi produzido através de ideias que foram surgindo e que considero serem interessantes para disponibilizar para aqueles que gostam e apreciam estatísticas e história.

Com o incentivo das pessoas próximas, para que eu pudesse disponibilizar todo este acervo, poderíamos a princípio preparar todo este material a ser divulgado através de algum tipo de publicação. Mas como tudo isso é muito mais do que realmente dados e números, por que não aventurar-se pela web através de um site, com características diferenciadas, num momento tão propício em que a relação instantânea e comunicação entre as pessoas são um fato corriqueiro.

Pois então veremos a seguir uma grande visão do Projeto “SiteFUTEBOL”, que com sua implantação irá trazer tantas coisas novas e interessantes para não só aquele que é apaixonado pelo esporte mas tantos outros que também podem ser participantes desta “paixão nacional” que em tempos de Copa do Mundo se organizam e fazem animadas festas e muito divertimento.

As primeiras ideias:

Internauta esportivo há pelo menos quinze anos, fui navegando por tantos endereços “www” por aí, e sempre observei com grande respeito aqueles que buscavam seus recursos e dedicavam seu tempo na produção de informações e tantas outras coisas em seus sites.

Hoje temos centenas deles, alguns provenientes da derivação de jornais, revistas e programas esportivos da TV e outros daquele cidadão que foi construindo suas ideias e as colocando em prática.

Incluo-me agora neste último grupo, com a vontade, com a disposição e as condições do momento, para produzir informações, resgatando histórias e criando novidades para o torcedor-web.

Os principais focos deste projeto serão o registro de estatísticas e suas atualizações, o resgate da história de campeonatos e clubes, e por fim a interatividade e entretenimento que os conteúdos irão trazer para aquele que fizer parte deste processo.

A utilização da tecnologia:

Desde os primórdios da cultura escrita e da imprensa e o surgimento das tecnologias para a confecção de livros e jornais, nós simples leitores apreciávamos como que os textos, imagens, fotos, eram impressos e dispostos esteticamente nas páginas que folheávamos. Aquele livro de grande espessura, com tipos de gramatura do papel, devidamente encadernados com capa “dura”; ou aquele jornal que da noite para o amanhecer seguinte, já dobradinho e pronto nas bancas; e tudo isso elaborado e confeccionado em grandes editoras e nas grandes produções de jornais, os maquinários, os rolos de papel, tinta, etc…. e agora tudo ao nosso dispor dentro de nossas casas.

Mas a tecnologia está sempre em velocidade maior do que a nossa adaptação ao seu uso. Nos tempos de hoje, com a “web”, a internet nos permite passar as informações, fotos, imagens, voz, filmes, instantaneamente de um lugar para outro, para dezenas, centenas, milhares de pessoas. Também armazenamos tudo isso nas próprias máquinas, E também disponibilizamos a informação que muitos vejam ao mesmo tempo. E também em tempo real os eventos são vistos. E também em tempo real o entretenimento e a participação do “internauta” se mostram sem limites.

Novos aspectos do futebol:

A diferença entre o momento do surgimento do futebol, ainda no século XIX, e os tempos de hoje é simplesmente monumental. As limitações financeiras do passado, hoje não têm limites. A atenção e participação das pessoas, hoje não têm limites. A qualidade tanto dos estádios, da medicina esportiva, do material de uso dos jogadores, dos regulamentos, da mídia, da tv, da internet, hoje não tem limites.

A movimentação financeira, a movimentação dos profissionais e pessoas, a infraestrutura para a prática do futebol hoje alcançam uma excelente qualidade e transformam o futebol em evento no mundo inteiro. E dentro desta perspectiva que a interação através da internet, das redes de relacionamento, da informação instantânea que vimos agora nos desafiar.

O futebol na rede:

Centenas, talvez milhares de “sites” estão à disposição na “web”, com o conteúdo futebolístico. Muitos estão dentro da mídia, da imprensa das grandes organizações, onde a notícia tem prioridade em estar disponível. Outros tantos são aqueles que desenvolvem em seu próprio gosto a sua forma de apresentar o resultado, a estatística, a informação.

Através de cliques viajamos por este mundo virtual. São tantas informações, desde daquela de décadas atrás como aquela do próprio dia. São tabelas, são números, são somatórios, são notícias, sejam aqui ou acolá de diversos sites. O internauta vai se perdendo por tantas páginas e deslizamentos por links, fazendo com que cada informação que surge supere a informação anterior. Quando se dá conta, não lembra mais da primeira ação que iniciou. Tem-se tudo, mas o tudo está em todo lugar.

Quando este momento chegou:

Neste exato instante que este trabalho ficou disponível. Que as ideias foram colocadas no papel. No instante em que os contatos com empresas e pessoas se tornaram reais para que este projeto seja executado e daí em diante se desenvolva na velocidade da aceitação e participação que receba. Daqui pra frente é dedicação para a qualidade do trabalho.