InícioCompetiçõesUm giro rápido pelos Campeonatos Estaduais 2018

Um giro rápido pelos Campeonatos Estaduais 2018

Notícias rápidas dos Estaduais 2018
Já passados mais de 40 dias do início dos campeonatos estaduais, uma geral da situação de cada Estado.

PRINCIPAIS ESTADOS
Nos principais Estados com clubes da 1ª.divisão, em São Paulo os 4 grandes lideram seus respectivos grupos em 8 rodadas disputadas das 12 desta primeira fase. O Palmeiras faz a melhor campanha. Vencendo seus grupos enfrentarão os 2º.colocados e então os confrontos clássicos aconteceriam nas Semifinais.

No Rio de Janeiro, o Flamengo conquistou o 1º.turno (e a Taça Guanabara que representa esta fase) na decisão contra o Boavista que havia passado pelo Bangu, enquanto o rubro-negro passava pelo Botafogo. Os outros dois grandes Fluminense e Vasco não chegaram as semifinais deste 1º.turno. O tricolor com um elenco muito mudado e que já passou por duas fases da Copa do Brasil. O time da Colina se dedicando à Libertadores, onde está há uma partida (desta quarta) para chegar à Fase de Grupos. Virá o 2º.turno e mesmo que o Flamengo também o conquiste, ainda sim existirá uma decisão de campeonato, antes passando por uma semifinal.

No Rio Grande do Sul e Minas Gerais, regulamentos iguais, com 12 clubes jogando 11 rodadas, e depois de 7 rodadas, Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG seguem na frente, enquanto no RS, Internacional, Brasil e Caxias estão nas primeiras colocações. Surpresa é o tricolor Grêmio na última colocação, que está decidindo a RECOPA contra o Independiente, mas tem que reagir, pois os dois últimos serão rebaixados.
No Paraná já teremos a decisão do 1º.turno entre Coritiba x Rio Branco, depois de terem passado por Auritânia-Foz e Atlético-PR nas semifinais. A primeira fase teve dois grupos com 6 clubes e 6 rodadas (grupo contra grupo). No 2º.turno também será em grupos, semifinal e decisão de turno.

Em Santa Catarina, 10 clubes disputarão 18 rodadas, com o 2 primeiros decidindo o título. Já foram 9 rodadas, com Figueirense e Chapecoense a frente 6 pontos de Avaí, depois Joinville e Brusque.
Na Bahia, 10 clubes vão fazer 9 rodadas, com 5/6 já disputadas, onde o 4 primeiros vão para as semifinais. Neste fim de semana tivemos um Ba-Vi complicado, com briga, expulsões e jogo que não terminou quando estava 1×1. O Bahia foi declarado vencedor por 3×0, pois teria o Vitória intencionalmente ficado com apenas 6 jogadores. O Juazeirense vai liderando, seguido de Bahia e Vitória.

No Ceará, já foram 8 rodadas do total de 9 jogos, com Fortaleza, Ferroviário e Ceará já classificados. O 2º.turno terá 6 times que jogarão 5 rodadas, para então irem 4 para as semifinais e depois a decisão.
No campeonato Pernambucano, dos 11 clubes da primeira fase em 10 rodadas, 8 vão avançar para a segunda fase. Central e Náutico estão na frente, seguidos de Sport e Santa Cruz mais abaixo.

Assim fechamos os Estados que tem clubes na 1ª.divisão, lembrando que enquanto o Sport está na 1ª.divisão do Brasileiro, Náutico e Santa Cruz caíram para a 3ª.divisão, encontrando com o Salgueiro.
E da 2ª.divisão vieram o CSA (campeão) para encontrar com o CRB, o São Bento-SP (que encontra com Oeste e Ponte Preta).

OUTROS ESTADOS INTERMEDIÁRIOS

De Goiás teremos Atlético, Vila Nova e Goiás na 2ª.divisão nacional, e no Estadual, clubes estão divididos em 2 grupos, e jogarão 14 rodadas, em confronto grupo x grupo, 5+5 rodadas (estamos na rodada 9) e mais outras 4 rodadas dentro dos grupos, para então os vencedores de cada grupo e mais 2 melhores no geral irem para as semifinais (regulamento já há muitos anos desta forma). Goiás e Vila Nova vão bem e se garantem na semifinal. Já o Atlético vai ter suar mais para chegar lá. O Vila já enfrentou o Goiás duas vezes com 1 vitória e 1 empate. Jogará contra o Atlético nas rodadas finais.

Então vamos para Alagoas, que este ano terá os rivais CSA-CRB na 2ª.divisão nacional, e no Estadual, 9 clubes vão disputar 8 rodadas, e já disputadas 5/6 rodadas, quando os 4 primeiros irão para as semifinais. A liderança está com o CEO, seguido de CSA, CRB e ASA. O clássicos CRB-CSA acontece em duas rodadas e os torcedores esperam com expectativa.
O campeonato Maranhense está sendo disputado por 8 times que jogarão 7 rodadas, para o 4 primeiros irem para as semifinais. Já disputadas 4 rodadas com Sampaio, São José e Imperatriz na frente.
E no Paraense, 10 clubes estão divididos em 2 grupos, e jogam 10 rodadas (grupo x grupo), já disputadas 6 rodadas. Os 2 primeiros de cada grupo vão para as semifinais e depois a decisão.

Pois então são 9 Estados com clubes na 1ª.divisão do Brasileiro, e mais outros 4 Estados que tem pelo um representante na 2ª.divisão nacional.
Dos participantes na 3ª.divisão, mais outros 5 Estados serão representados, interessante do Rio Grande do Norte com a queda do ABC da 2ª.divisão e o Globo vindo da 4ª.divisão, e mais o Acre, depois de alguns anos, com o Atlético como representante. Também teremos times de Sergipe, Paraíba e Mato Grosso.

OUTROS ESTADOS

RN – O ABC conquistou o 1º.turno depois de 7 rodadas, mesmo com iguais pontos do América. Interessante que o América venceu o clássico rival por 3×0, mas foi derrotado pelo Santa Cruz-FC, ficando a conquista do ABC pelo saldo de gols. O tradicional Alecrim ano passado foi rebaixado para a 2ª.divisão estadual.

SE – As 9 rodadas definem os 6 primeiros que seguem no campeonato, e já disputadas 7 rodadas, o Confiança (que estará na 3ª.divisão do brasileiro) precisa recuperar uma partida atrasada para se classificar, além de duas outras rodadas. Sergipe e Itabaiana seguem na frente.

MT – São 10 clubes jogando 9 rodadas, para os 8 primeiros seguirem e os 2 últimos serem rebaixados. Já foram 6 rodadas com Cuiabá e Luverdense a frente, como tem sido nos últimos anos. O tradicional Mixto está na penúltima colocação, e Dom Bosco e Operário-VG na faixa de classificação. Há uma informação de que o Operário que disputa este campeonato é o Operário-FC, pois o Operário-VG teria perdido pontos como punição. Está dúvida será sanada o mais breve.

PB – São 10 clubes divididos em dois grupos e jogam 10 rodadas (grupo x grupo), com os vencedores indo para as semifinais, e o 2º./3º.colocados fazendo play-off por duas vagas. Em 8 rodadas, Campinense e Treze lideram os grupos, sendo que o Treze tem CSP e Atlético distantes, enquanto no outro grupo, Nacional-P, Botafogo e Sousa brigam acirradamente pela 2ª.colocação.

DF – Temos o Sobradinho liderando em 6/7 rodadas, das 11 rodadas a jogar. Os 8 primeiros seguem no campeonato. Na classificação temos na sequência Gama, Paracatu, Real, Ceilândia, Brasiliense, Luziânia e Formosa, e depois Bolamense, Paranoá, Samambaia e Santa Maria.

ES – O Serra veio da 2ª.divisão e lidera a Primeira Fase depois de 5 das 9 rodadas, onde os 4 primeiros vão para as semifinais. A briga pelas vagas está acirrada entre o 2º.colocado e o 7º.colocado, entre estes a Desportiva e o Vitória. O Rio Branco foi rebaixado para a 2ª.divisão ano passado.

MS – São 10 clubes divididos em dois grupos, com 8 rodadas a disputar em cada grupo. Estamos na 4ª.rodada, e os 4 primeiros de cada grupo vão para a próxima fase. O Nova Esperança, campeão por muitos anos, foi rebaixado em 2016 e parece que está desativado. O Comercial enfrenta o rival Operário e seu descendente o Novoperário, em duas rivalidades na capital Campo Grande. Quem retornou da 2ª.divisão depois de anos foi o Operário de Dourados, agora rivalizando com o Sete de Dourados. O Corumbaense que esteve afastado por anos, foi o campeão de 2017.

PI – Apenas 6 clube disputam o campeonato, e jogarão turno/returno, para os 4 melhores irem para as semifinais. O Piauí lidera, o Altos atual campeão na 3ª.colocação e o Flamengo na última colocação com 3 derrotas.

AM – O 1º.turno foi curto com 4 rodadas de um grupo contra o outro, 4 participantes cada. Penarol e Fast Clube estão nas semifinais, enquanto outros 4 times farão um play-off.

E mais 5 Estados, no Acre e Rondônia, ambos com 8 participantes, em suas primeiras rodadas. No Amapá começa em 26/3 e no Tocantins em 31/3. Em Roraima sem data ainda definida.

Post Anterior
Grandes Clássicos no Futebol Europeu - parte 2
Próximo Post
Giro rápido pelas Copas: Champions, Libertadores, Europe League e Sul-Americana.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.